CRF-PA | Walter Jorge João é eleito Presidente do CFF

Walter Jorge João é eleito Presidente do CFF

Na manhã da última sexta-feira 16.12, o farmacêutico Walter da Silva Jorge João foi eleito Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O fato é considerado um marco na história da profissão farmacêutica no Pará. Isso porque o Dr. Walter é o primeiro paraense a ocupar o cargo mais importante da classe em nível nacional.

A votação para a presidência do CFF foi realizada entre os 27 Conselheiros Federais que compõem o plenário nacional, durante a última Reunião Plenária do ano, ocorrida naquela sexta-feira.  A chapa eleita, encabeçada pelo Dr. Walter, recebeu 15 dos 27 votos em relação a segunda chapa, encabeçada pelo atual Presidente, Dr. Jaldo de Souza Santos, acompanhado dos representantes dos Estados do MA, MT e DF.

Dr. Walter Jorge foi escolhido pela maioria dos votos e a partir de 1º de janeiro de 2012 terá a responsabilidade de representar mais de 145 mil farmacêuticos e o desafio de dirigir a profissão em favor da sociedade. Além do presidente eleito, a diretoria será composta, ainda, por mais três farmacêuticos: Valmir de Santi (PR), José Vilmore Silva Lopes Júnior (PI) e João Samuel de Morais Meira (PB), que ocuparão os cargos de Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro, respectivamente.

De acordo com o Jorge João, há muitas lutas a desencadear, principalmente porque os farmacêuticos se tornaram exigentes com o passar dos anos. Porém, para ele essas exigências só estimulam o desenvolvimento de ações a milhares de farmacêuticos em todo o Brasil. Dessa forma, já começa a planejar as  atividades para o início do próximo ano. Momento em que deverá apresentar a toda a categoria farmacêutica as primeiras diretrizes gerais de ações que possam contemplar as expectativas dos profissionais farmacêuticos. Pretende, ainda, conclamar todas as entidades e lideranças farmacêuticas para discutir o plano geral de desenvolvimento da profissão no Brasil.

Sobre a necessidade de fortalecer a classe farmacêutica, o novo Presidente afirma com eloquência que “na realidade, a categoria farmacêutica precisa resgatar a importância de uma pequena palavra que contém apenas cinco letras. Essa palavra, no passado muito utilizada pelo movimento estudantil; nas políticas universitárias; sindicais; partidárias; nas políticas das entidades farmacêuticas, hoje está em desuso. Mas o resgate dessa palavra se faz necessário para o fortalecimento da profissão em nível nacional. Essa palavra é UNIÃO! Vamos todos unidos em busca de novos momentos para a profissão farmacêutica no Brasil”.

Durante o processo eleitoral o Presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, esteve em Brasília juntamente com os farmacêuticos Dr. Augusto Nelson de Oliveira Carvalho e Dr. Pirajaguara Pereira Ferraro para acompanhar a votação. Orgulhoso com o resultado alcançado, Dr. Daniel afirmou que “o Conselho do Pará se sente honrado no ano de seu Jubileu de Ouro em ver um paraense ocupando pela primeira vez a presidência da maior entidade farmacêutica do Brasil. O esforço de todas as entidades farmacêuticas do Pará e no Brasil é necessário para o engrandecimento da nossa ambicionada profissão”.

Histórico

Farmacêutico-bioquímico formado há 38 anos pela Universidade Federal do Pará, onde exerceu magistratura e atuou como Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Walter Jorge João foi eleito Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF/PA) por duas vezes, iniciando na política farmacêutica em 1982. Em 2008 deixou a presidência do CRF/PA para ocupar o cargo de Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Pará. Em 2009 foi escolhido pelo Plenário do CFF como Vice-Presidente, cargo que exerceu até a conquista da Presidência do Órgão.

Walter Jorge foi responsável por um grande acontecimento na história da farmácia no Brasil. Há onze anos, em Belém, liderou o movimento farmacêutico que culminou na obrigatoriedade da Assistência Farmacêutica plena por meio de Termo de Ajustamento de Conduta, contrariando os interesses de proprietários de farmácias e drogarias.  O fato irradiou para o restante do país, influenciando outros Estados a garantirem Assistência Farmacêutica à população durante todo o período de abertura dos estabelecimentos de saúde.

ASCOM CRF/PA