05 mar Serviços de saúde ao alcance de todos
Medicamentos vendidos por um valor mais baixo que o de mercado, exames laboratoriais a preço de custo, e informações sobre medicamentos e seus efeitos. Estes são os serviços que o curso de Farmácia do Cesupa oferece à população em geral e que, além de colaborar para o bolso dos consumidores, são extremamente relevantes para o aprendizado dos alunos do curso, que têm a oportunidade de colocar em prática o conteúdo ministrado em sala de aula.
Quatro unidades de serviços estão em funcionamento na Instituição de Ensino Superior: Farmácia Escola, Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Informações de Medicamentos na Amazônia (SIM Amazônia) e Central de Análise de Medicamentos.
A Farmácia Escola, estruturada de acordo com a legislação vigente de Boas Práticas de Manipulação, trabalha com a manipulação de medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e florais de Bach, e comercializa, também, medicamentos industrializados, como anti-inflamatórios, hipoglicemiantes, entre outros. Para tanto, a farmácia conta com equipamentos específicos, controle de qualidade rigoroso da matéria-prima e do produto acabado e, ainda, com uma dinâmica de trabalho programada.
O espaço conta com a colaboração de 40 alunos, dois estagiários e oito voluntários, coordenados pelo professor Patrick Sousa. Em média, 30 pessoas são atendidas diariamente. O coordenador do curso, professor Jefferson Ferraz, explica que a Farmácia Escola não tem fins lucrativos: Todos os medicamentos são vendidos a preço de custo, somente para arcar com as despesas com insumos para a farmácia. Nosso foco principal é o aprendizado de nossos alunos.
SIM
Fundado em 1999, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Belém, o Serviço de Informações de Medicamentos da Amazônia (SIM Amazônia) atende, por telefone, a pessoas físicas e jurídicas que têm dúvidas sobre medicamentos, sendo a maioria sobre doses e efeitos. Também são produzidos boletins informativos e ministradas palestras para o público em geral.
Nesta unidade de serviço, atuam alunos dos cursos de Enfermagem e de Farmácia, coordenados pela professora Jocileide Gomes. Segundo eles, que passam de seis meses a um ano na unidade, o SIM Amazônia serve não só para a prática do atendimento ao público, mas principalmente para a apliação do conhecimento e a motivação pela busca de mais informações sobre saúde. O telefone do SIM é 4009-2110 e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Outra unidade de serviço do Cesupa é o Laboratório de Análises Clínicas, onde são feitos exames laboratoriais também a preço de custo. Qualquer pessoa pode realizar exames, como hemograma, coagulograma, preventivo do câncer cervical, tipagem sanguínea, dosagem hormonal, fezes, urina, glicose, ureia, creatinina, colesterol total e frações, toxoplasmose, beta-HCG, entre outros. O laboratório está localizado na Oliveira Belo, nº 458, e funciona das 7h às 15h, sendo o horário de coleta de material das 7h às 8h30. O estágio no laboratório faz parte da grade curricular dos alunos do 7º período do curso de Farmácia.
A coordenadora da unidade, professora Graça Carvalho, ressalta a importância da participação dos acadêmicos no laboratório. Além de vivenciarem a prática, eles obtêm dados da população que servem para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), disse.
FARMÁCIAS
O Cesupa também oferece serviços na área de Farmácia para pessoa jurídica, que é o caso da Central de Análise de Medicamentos. Criada em 2005 e com contratos fechados a partir de
A instituição possui também um Laboratório de Tecnologia Farmacêutica com máquinas que produzem medicamentos em larga escala, porém funcionam exclusivamente para fins acadêmicos. Nele, os estudantes aprendem o processo de industrialização dos medicamentos, desde o processo de encapsulamento. O professor Jefferson explica, porém, que o material usado neste processo, durante as aulas, não é utilizado em medicamentos.
Fonte: ASCOM do Cesupa matéria publicada no Diário do Pará em 05/03/12, página 6.
Nenhum comentário