12 dez Toxoplasmose é tema da “Entrevista Farmacêutica”
Doença infecciosa congênita ou adquirida, a Toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular e dos mais comuns, no mundo, pode não provocar sintomas em grande parte das pessoas saudáveis infectadas. Contudo, pode trazer gravíssimas consequências, como pneumonia, cegueira, miocardite e morte a pacientes imunodeficientes. E mais: pesquisadores citam a Toxoplasmose cerebral como um componente frequente da AIDS. Quando congênita, a doença pode levar à má-formação do feto, ao parto prematuro, ao aborto e à morte do bebê, ao nascer.
É conhecida como doença do gato, pelo fato de o parasita Toxoplasma gondii ser encontrado principalmente nas fezes de gatos e outros felinos. Homens e outros animais podem igualmente hospedar o protozoário. A doença apresenta diferentes manifestações e pode ser curada.
A Toxoplasmose é o tema da Entrevista Farmacêutica desta quarta-feira (14.12.16). Para falar sobre a doença (mecanismos de transmissão, manifestações, diagnóstico, tratamento e prevenção), convidamos DR. JOSÉ GILDO DA SILVA.
Farmacêutico-bioquímico com pós-graduação em Docência do Ensino Superior e especialista em Citologia Clínica, DR. JOSÉ GILDO atua como professor de Parasitologia Clínica e Citologia Clínica da Faculdade de Farmácia do Centro Universitário CESMAC, em Maceió (AL). É conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Alagoas e diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia.
A Entrevista Farmacêutica vai ao ar, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela Agência Radioweb.
Resultado de um esforço conjunto do CFF e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC, a Entrevista Farmacêutica tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.
CLIQUE AQUI E OUÇA A ENTREVISTA FARMACÊUTICA AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em ouvir.
Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacêutica.
Fonte: CFF
Nenhum comentário