12 dez Topázio 9 e 10 dão continuidade à missão de proteger a sociedade
Durante o mês de novembro, o CRF realizou mais duas grandes operações de fiscalização. Ao deflagrar as Operações Topázio 9 e 10, o CRF/PA, em parceria com outros órgão de saúde, acrescentou em sua estatística cerca de 155 visitas a estabelecimentos farmacêuticos no estado do Pará.
Em quatro dias de fiscalização, a Operação Topázio 9, ocorrida em parceria com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), vistoriou mais 60 estabelecimentos no Sul do Pará. Iniciada no dia 09.11, pelo município de São Félix do Xingu, a Topázio 9, visitou 22 farmácias na localidade, fechou sete, autuou 15, recolheu cerca de 200 quilos de medicamentos e levou três pessoas à prisão pela venda de medicamentos falsificados e contrabandeados. Entre as autuações, encontram-se supermercados que foram obrigados a baixar as portas por comercializar medicamentos sem registro para tal, além de vender medicamentos clandestinos.
No dia seguinte (10.11), a fiscalização passou pelos municípios de Tucumã, Ourilândia e Água Azul do Norte. Ao fim do dia, os fiscais vistoriaram 24 estabelecimentos, fecharam quatro e autuaram uma farmácia. No terceiro dia de Operação (11.11), os municípios da vez foram Conceição do Araguaia e Redenção. No primeiro, dos 15 estabelecimentos visitados, quatro foram fechados por não possuir registro para a comercialização legal de medicamentos. E no segundo, apenas um estabelecimento fora vistoriado, porque os demais fecharam as portas antes que a fiscalização passasse.
No último dia de fiscalização da Topázio 9, ocorrido no dia 12.11, os fiscais visitaram o município de Rio Maria, onde vistoriaram um estabelecimento, o qual foi fechado e lamentavelmente o farmacêutico fora preso por persistir em manter medicamentos controlados expostos à venda, após contínua orientação e notificação do CRF/PA.
A Operação resultou em 22 visitas, 18 fechamentos, 17 autuação, três prisões e 200 quilos de medicamentos apreendidos.
Topázio 10
No fim do mês, nos dias 23 e 24 de novembro, o CRF/PA realizou a Operação Topázio 10 em Altamira e Santarém. A fiscalização ocorreu em parceria com Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
A Operação Topázio 10 teve início no dia 23.11, com vistoria no município de Altamira durante os dois primeiros dias. Por lá foram realizadas 59 inspeções, houve quatro multas, 11 supermercados foram fechados pela comercialização ilegal de medicamentos, 2 laboratórios de Análises Clínicas foram interditados e uma pessoa foi presa. No dia 25.11, a fiscalização seguiu para o município de Santarém, onde fez 35 visitas, autuou quatro estabelecimentos e fechou um.
Com a ocorrência das duas operação, a Operação Topázio passa a totalizar, desde abril de
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário