12 jun Terceira edição em Santarém do Farmacêutico Pai D’Égua recolhe mais de 600 kg de medicamentos
A ação Farmacêutico Pai D’Égua chegou, no último sábado (10.06), pela terceira vez ao município de Santarém – e o resultado não poderia ter sido mais positivo. Realizado no Rio Tapajós Shopping, a iniciativa segue para o encerramento após 12 horas de intensas atividades e contato entre farmacêuticos, acadêmicos e sociedade.
Com mais de 10 mil atendimentos e aproximadamente 676 kgs de medicamentos retirados das casas dos usuários comuns, a ação manteve o padrão das outras edições realizadas em municípios do estado do Pará tendo a conscientização social sobre o descarte adequado de medicamentos, valorização do profissional farmacêutico e preservação do meio ambiente foram as tônicas do momento.
Além, é claro, dos já tradicionais testes rápidos de Hepatite B e C, medição de índice glicêmico e aferição depressão arterial. Todos oferecidos gratuitamente aos transeuntes.
Para Terezinha e Tayane Borges, mãe e filha que passeavam pelo local, a iniciativa é extremamente proveitosa. “Se tivéssemos mais momentos como esses, seriamos mais cuidados. A sociedade agradece ao farmacêutico”, elogia Tayane.
Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, a ação já ultrapassou as barreiras municipais e estaduais. “Após o debate suscitado por um projeto inovador como o Farmacêutico Pai D’Égua, hoje o Pará conta com nova legislação a respeito do descarte adequado e, sobretudo, possuímos a certeza de que o farmacêutico é cada vez mais valorizado e tem a sua importância reconhecida não só na administração e dispensação de medicamentos. Mas sim como principal aliado e sentinela da saúde do usuário”, conclui.
Nenhum comentário