30 jan Sespa e Cesupa inauguram farmácia de medicamentos especializados
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 05, no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), na Almirante Barroso, a Farmácia dos Componentes Especializados, uma parceria entre o Cesupa e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que visa ampliar o acesso e diminuir a fila de espera de medicamentos especializados.
O evento teve a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho, da Secretária Adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, além das diretoras da Sespa, de Assistência Farmacêutica, Agnes Kaminosono e de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Dione Cunha.
Agnes Kaminosono explicou que inicialmente os medicamentos serão dispensados somente para os pacientes atendidos no Centro de Especialidades Médicas do Cesupa. Ela disse que o objetivo é descentralizar o serviço para facilitar o acesso aos medicamentos de alto custo, que serão fornecidos pela própria Sespa. O intuito é atender a demanda reprimida das demais unidades de dispensação, além de ampliar o acesso aos medicamentos especializados e diminuir o tempo de espera para consultas, afirmou.
De acordo com a diretora, a parceria possibilitará à Sespa uma infra-estrutura gratuita e contará com profissionais qualificados para execução da assistência médica e farmacêutica prestada ao usuário, bem como educação permanente da equipe, uma vez que se trata de entidade acadêmica.
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do medicamentos, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, publicados pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica são indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras, em nível ambulatorial, dispensados em farmácias especializadas.
Fonte: SESPA
Nenhum comentário