CRF-PA | Sespa capacita profissionais para o armazenamento de medicamentos
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7463
post-template-default,single,single-post,postid-7463,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Sespa capacita profissionais para o armazenamento de medicamentos

Sespa capacita profissionais para o armazenamento de medicamentos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), no hotel Beira Rio, um ciclo de palestras sobre certificação de boas práticas de distribuição e armazenamento de medicamentos. O evento foi organizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria, e visa capacitar os técnicos que trabalham no departamento para a inspeção, distribuição e armazenamento seguro, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O treinamento foi ministrado pelos consultores técnicos da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, Gilberto Amado e Nelyson Oliveira, e contou com a participação de 40 profissionais estaduais e ainda de alguns municípios paraenses. Também estiveram presentes técnicos dos estados do Amapá, Acre e Roraima.

Foram discutidos assuntos relacionados à temperatura, higiene e o fluxo para preservar a qualidade do medicamento.  Segundo o chefe da Divisão de Controle de Drogas e Medicamentos da Sespa, Alex Oselu Owiti, a finalidade é atualizar os profissionais sobre a importância de preservar o medicamento mantendo a qualidade do produto até a distribuição.

De acordo com Alex Oselu Owiti, a falta de cuidado no armazenamento de alguns medicamentos pode comprometer o efeito e até mesmo causar contaminação por microorganismos, como fungos e bactérias, fazendo com que suas substâncias ativas percam o efeito desejado.

Para Gilberto Amado, discutir as boas práticas de distribuição e armazenamento de medicamento é de fundamental importância, pois uniformiza o conhecimento dos profissionais que trabalham nesta área. “Esse treinamento possibilita troca de experiência entre os profissionais, além de capacitá-los para a execução correta do seu trabalho”, afirmou

Fonte: Sespa

Nenhum comentário

Deixe um comentário