CRF-PA | Segunda edição do Farmacêutico pai D’Égua em Santarém recolhe mais de 400 kg de medicamentos
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3579
post-template-default,single,single-post,postid-3579,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Segunda edição do Farmacêutico pai D’Égua em Santarém recolhe mais de 400 kg de medicamentos

Segunda edição do Farmacêutico pai D’Égua em Santarém recolhe mais de 400 kg de medicamentos

Levantando novamente a bandeira da responsabilidade social, ambiental e valorização profissional, Santarém recebeu a quarta edição do Farmacêutico Pai D’Égua – segunda no município – no último dia 25 de junho.  A ação foi promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) no Rio Tapajós Shopping e recebeu mais de 10 mil transeuntes que foram conscientizados a respeito da importância do farmacêutico, bem como os potenciais riscos à saúde e ao meio ambiente consequenciais do descarte inadequado de medicamentos vencidos e/ou inutilizados.

A ação educativa contou com ampla cobertura da imprensa local e com cerca de 200 farmacêuticos e estudantes voluntários que abdicaram de lazer e momentos em família para realizar a orientação e acompanhamento de visitantes a respeito da forma mais adequada para o descarte de medicamentos em desuso. E para isso, contou com o Descartômetro, instrumento onde visitantes deixavam remédios, contabilizando mais de 400 kg de resíduos que foram destinados aos órgãos competentes para o tratamento adequado. Em troca dos fármacos, brindes foram oferecidos. O índice aproximadamente 50% inferior ao do ano passado em quantidade de medicamentos representa uma vitória profissional – significa uma parcela ainda maior da população santarena já realizando o descarte de forma adequada após um processo extensivo de conscientização iniciado no último ano.

Além disso, os transeuntes do shopping contaram com serviços exclusivos como aferição de pressão arterial, medição de índice glicêmico e testes para detecção de hepatites B e C, e sífilis, cujos resultados foram oferecidos em minutos. Sobre a ação, o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, afirma que “atualmente estamos em um movimento que não tem mais como retroceder: o movimento clínico e dos serviços farmacêuticos no Brasil. E Santarém, como berço da assistência farmacêutica no oeste do Pará, também recebe e fomenta esse movimento”.

“Tenho a mais absoluta certeza de que muitas famílias foram salvas, o meio ambiente respira mais limpo graças a essa ação pai D’Égua que tem tudo para continuar rompendo divisas em prol da sociedade e profissão farmacêutica”, agradeceu o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson. A segunda edição do Farmacêutico Pai D’Égua contou com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, Sindicato dos farmacêuticos do Pará, Associação dos Farmacêuticos do Pará, Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Prefeitura de Belém, Associação dos Farmacêuticos de Santarém, Bioativa e outros parceiros.

Comunicação CRF/PA

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.