02 set Sbrafh recebe inscrições à sua primeira prova de título em Farmácia Clínica
A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) começou, na terça-feira, dia 1º de setembro, a receber inscrições ao seu primeiro concurso para obtenção de título de especialista em Farmácia Clínica. O prazo vai até 20 de outubro. O concurso será exclusivo para associados ativos e em dia com a sociedade, que sejam graduados há pelo menos cinco anos (até a data da inscrição) e tenham experiência comprovada de, no mínimo, três anos, excetuando-se estágios. A prova será realizada durante o X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, em Curitiba (PR).
O título é reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O reconhecimento foi aprovado na reunião plenária do CFF no mês de julho. O presidente do conselho, Walter Jorge João, destacou, por ocasião da votação, que a Sbrafh tem uma história de quase 20 anos como representante dos farmacêuticos hospitalares e em serviços de saúde, buscando seu reconhecimento social, por meio do estímulo à qualificação profissional e de ações de articulação política, junto à sociedade e à equipe multidisciplinar em saúde. É uma entidade que merece nosso respeito por ser uma referência para a classe e para as instituições integrantes do segmento de hospitais e demais serviços de saúde e cuidados farmacêuticos.
O presidente da Sbrafh, Marcelo Polacow, destaca que a entidade a sociedade científica é a primeira a ter uma prova de título de Especialista em Farmácia Clínica. Somos pioneiros. A Sbrafh sempre foi uma incentivadora da adesão dos farmacêuticos às atividades clínicas, e isso não é por acaso. Um dos fundadores da entidade é o professor Tarcísio Palhano, precursor da Farmacia Clínica no Brasil, diz Marcelo Polacow, em referência ao fato de que foi o professor Tarcísio Palhano quem fundou o primeiro serviço de Farmácia Clínica do País, em 1979, no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
O concurso da Sbrafh será composto de apenas uma etapa, chamada de prova de títulos por análise curricular e avaliação de memorial e documentos, que valerá de 0 a 10 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 7 pontos. Para análise curricular, até 30 de outubro, o candidato deverá enviar via Sedex, para a sede da Sbrafh, o Formulário de Análise Curricular; a documentação comprobatória de cada quesito; e uma cópia autenticada em cartório da cédula de identidade; do diploma de graduação em Farmácia e do registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado onde o candidato exerce a profissão.
O formulário está disponível no site da Sbrafh e o endereço da entidade, para o envio da documentação, é Rua Vergueiro, 1855 11º Andar, Sala 112 – Vila Mariana, CEP 04101-000 – São Paulo (SP). É importante verificar as exigências em relação ao preenchimento da ficha e à organização dos documentos comprobatórios da experiência profissional, que constam do edital. Para ler o edital e ter acesso ao Formulário para Análise Curricular, clique aqui .
Fonte: Comunicação do CFF
Nenhum comentário