21 dez Retrospectiva 2016
O ano de 2016 foi marcado por grandes realizações e avanços para a categoria farmacêutica no estado. Mais um ano o Conselho Regional de Farmácia do Pará conseguiu promover atividades que qualificassem a nossa profissão. Foram Plantões da Diretoria, ações de conscientização, cursos de capacitação, fiscalizações, TAC’s – que permitiram a integralidade do farmacêutico em farmácias e drogarias – e também organizamos, pela primeira vez no estado, o Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas, uma experiência ímpar para todos os envolvidos.
Em 2016 os municípios de Capanema, Jacundá, Bragança, São Miguel do Guamá e Monte Alegre, contaram com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece a integralidade da assistência farmacêutica durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.
Os TAC’s são uma vitória tanto para a categoria farmacêutica, que passa a ter seus direitos reconhecidos e a garantia da empregabilidade, quanto para a população dos municípios contemplados que passa a contar com a ampla assistência e cuidado a seu favor.
O ano também contou com Plantões da Diretoria por vários municípios, ao todo foram 37 reuniões em 23 municípios que visaram estreitar cada vez mais a comunicação entre os farmacêuticos do estado e a Diretoria, além de alinhar procedimentos administrativos.
O Plantão da Diretoria é uma ação promovida pelo CRF/PA que objetiva a aproximação com os municípios mais distantes, dando oportunidade para que os profissionais dessas regiões possam compartilhar suas necessidades e junto com a Diretoria buscar soluções e melhorias.
2016 também foi marcado pelas ações de conscientização promovidas pelo CRF/PA, entre elas a nossa já consagrada ação do Farmacêutico Pai D’Égua, que esse ano só fez se consolidar mais ainda com três edições – em Santarém, Belém e pela primeira vez em Marabá. Aderimos também à campanha lançada pelo Conselho Federal de Farmácia contra a Dengue, Zika e Chikungunya, numa ação em março que visou a conscientização dessa epidemia nacional, realizada em Belém e em outros municípios do estado.
Por mais um ano o Farmacêutico Pai D’Égua dispõe-se a conscientizar a sociedade do uso racional de medicamentos e descarte adequado; informar sobre a importância do farmacêutico nos diversos âmbitos sociais; prestar serviços básicos gratuitos – como medição de índice glicêmico, aferição de pressão arterial, testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis; além da consulta e orientação farmacêutica – extremamente inseridas na nova realidade clínica do profissional farmacêutico.
Cerca de 30 cursos de educação continuada foram realizados em 2016, nos interiores quinze Cursos de Atualização Farmacêutica, três Workshops e dois Ciclos de Conferência em Ciências Farmacêuticas, todos com o objetivo de capacitar o profissional farmacêutico para se garantir no mercado de trabalho.
Já em Belém foram realizados cinco Workshops, dois Seminários de Atualização Farmacêutica, um Ciclo de Conferência em Ciências Farmacêuticas e o Curso de Aperfeiçoamento para Futuros Farmacêuticos, este último destinado exclusivamente para os estudantes de graduação e futuros colegas de profissão.
Esse ano Belém teve a honra de sediar a 6º edição do Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas, momento único e de crescimento para todos que participaram. O CRF/PA agradece a todos que trabalharam e se envolveram arduamente para que nossos convidados desfrutassem da melhor programação durante os três dias que nossa casa recebeu farmacêuticos e graduandos dos quatro cantos do país. É um prazer para todos do CRF/PA poder dizer que este congresso foi um sucesso, reunindo mais de 1.500 pessoas em um momento de intercâmbio cultura e enriquecedor para todos. Agradecemos também a presença de todos os congressistas e palestrantes, sem a participação de vocês não teria como dar certo!
Para finalizar a retrospectiva em números, é com orgulho que informamos que no ano de 2016, foram realizadas mais de 10.000 fiscalizações por todo o estado do Pará, alcançando 122 municípios. Nossos fiscais saem diariamente as ruas com o objetivo de fiscalizar a presença do profissional farmacêutico nos estabelecimentos de saúde, cabendo ao setor autuar as firmas que exercem comércio farmacêutico sem o responsável técnico.
Todos os acontecimentos não deixam dúvidas de que 2016 realmente foi um ano muito importante, com grandes realizações e qualificações. Mais um ano o CRF/PA pode caminhar lado a lado do farmacêutico, lutando por seus direitos e visando a melhora da categoria. Mas o trabalho não para por aqui, agora é pensar no futuro e fazer de 2017 um ano de grandes avanços ampliando nossas ações a todos os municípios e levando o TAC a todo o estado.
O CRF/PA deseja a todos um feliz natal e um próspero ano novo!
Nenhum comentário