CRF-PA | Remédio para diabetes pode ajudar no tratamento de leucemia, diz pesquisa
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4082
post-template-default,single,single-post,postid-4082,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Remédio para diabetes pode ajudar no tratamento de leucemia, diz pesquisa

Remédio para diabetes pode ajudar no tratamento de leucemia, diz pesquisa

RIO — Estudo publicado na revista “Nature” revela que um remédio utilizado no tratamento de diabetes pode ajudar a combater a leucemia mielóide crônica (LMC), tipo de câncer que afeta o sangue. Durante a pesquisa, cientistas ministraram o medicamento ao mesmo tempo em que realizavam os procedimentos do tratamento padrão e constaram que os que eram submetidos ao novo remédio eram mais propensos a ficar mais tempo sem apresentar a doença.

Os cientistas ministraram uma combinação da droga Pioglitazona, utilizada em pacientes diabéticos, juntamente com o tratamento padrão em 24 pacientes com organismo já resistente ao método padrão. Depois de um ano, mais de 50% deles estavam na remissão, ou seja, em estado de normalidade. Além disso, os três primeiros a receberem o tratamento não apresentaram recorrência da doença nos cinco anos que se seguiram. O novo método pode ser uma opção para os pacientes que se tornaram resistentes à terapia convencional.

A expectativa é de que o tratamento também seja eficaz no combate a outros tipos de câncer. O tratamento convencional da leucemia inclui, entre outros, o remédio Imatinibe.

“As perspectivas para pessoas com leucemia têm melhorado drasticamente desde a introdução de medicamentos como o Imatinibe, mas para alguns pacientes essas drogas nem sempre são eficazes”, afirmou Peter Johnson, chefe clínico da Cancer Research UK.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.