Qual a importância do isolamento social no combate à COVID-19? — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
14984
post-template-default,single,single-post,postid-14984,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Qual a importância do isolamento social no combate à COVID-19?

Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde decretaram que o isolamento e distanciamento social são as melhores maneiras de prevenção ao novo coronavírus. Mas você sabe por que?

Primeiramente precisamos entender o RO, que é o número de pessoas que um infectado pode infectar, o potencial de transmissão da doença. No caso da COVID-19 (CoronaVírus Disease – 19), o RO básico é estimado entre 2,5 e 3. Dessa forma, para cada pessoa infectada, outras 2,5 a 3 serão infectadas*. Além disso, por ser um novo vírus, toda a população está suscetível ao contágio.

Como ainda não há vacinas ou medicamento curativo, nossa única e principal medida de prevenção no momento é o isolamento social.
A medida é capaz de reduzir o RO, pois reduzindo o contato entre as pessoas, o número de transmissão também diminui. Assim, teremos uma redução na velocidade de propagação da doença, com menos pacientes graves ao mesmo tempo, desobstruindo o sistema de saúde, para que todos os infectados graves possam ser atendidos adequadamente.

Desta forma, o importante nesse momento é retardar ao máximo o contágio em massa para evitar o colapso do sistema de saúde e reduzir o número de mortes.

Portanto, sempre que puder, fique em casa. Sabemos que é uma medida difícil, mas precisamos nos cuidar e cuidar de quem amamos. É preciso uma ação de todos para que possamos vencer mais essa batalha!

Nenhum comentário

Deixe um comentário