04 jun Projeto do curso de farmácia da UFPA presta assistência gratuita a idosos
Doenças como hipertensão e diabetes necessitam de um monitoramento constante para que complicações na saúde do paciente sejam evitadas. Se forem idosos, este cuidado precisa ser ainda mais acentuado. O Projeto Cuidados farmacêuticos na atenção à saúde do idoso tem por objetivo promover a atenção farmacêutica para pacientes que exigem avaliação e acompanhamento a todo momento. A iniciativa da ação é da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Projeto que funciona na Farmácia Universitária do Setor de Recreação Vadião visa ao atendimento de pacientes portadores de hipertensão e diabetes, preferencialmente idosos, minimizando riscos quando da utilização de medicamentos, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes que procuram atendimento. No tratamento, busca-se a avaliação e o monitoramento terapêutico, a promoção do autoconhecimento por parte do idoso, sobre suas alterações corporais, em decorrência de sua enfermidade e da fisiologia, a sua conscientização sobre o uso correto do medicamento e os riscos da automedicação.
A ação é coordenada pela professora da Faculdade de Farmácia da UFPA, Marcieni Andrade. A grande importância do Projeto é ter disponível aqui, na UFPA, um serviço de monitoramento e avaliação dos riscos do uso de medicamentos, evitando resultados negativos da medicação, melhorando a adesão ao tratamento terapêutico e a qualidade de vida do idoso, aponta a professora.
Futuros profissionais de Farmácia – A professora também ressalta a importância do Projeto para a preparação do futuro profissional de Farmácia. Considerando a rapidez do envelhecimento populacional, o Projeto visa desenvolver conhecimentos, habilidades e competências do profissional farmacêutico para o cuidado integral da saúde do idoso, servindo como espaço para ações de assistência e pesquisa no processo do envelhecimento, lembra Marcieni.
Participam do Projeto alunos de pós-graduação da Residência Multiprofissional em Saúde na área de concentração Saúde do Idoso, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), e alunos da graduação, como bolsistas de extensão e estagiários do curso de Farmácia, que têm a oportunidade de vivenciar o exercício da farmácia clínica.
Projeto Permanente – O Projeto tem o apoio institucional do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (ICS), da Faculdade de Farmácia e da Residência Multiprofissional de Saúde do HUJBB. Este projeto iniciou em 2011 e pretendemos mantê-lo como um projeto permanente da Faculdade de Farmácia, destaca a professora.
Fonte: UFPA
Nenhum comentário