CRF-PA | Profissionais e estudantes lotam décima quarta edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4318
post-template-default,single,single-post,postid-4318,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Profissionais e estudantes lotam décima quarta edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará

Profissionais e estudantes lotam décima quarta edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará

Nos últimos dias 01º e 02 de junho, aproximadamente 700 profissionais e estudantes comemoraram juntos o Dia Municipal do Farmacêutico em momento de extrema capacitação, na XIV edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará. Realizado no Hotel Sagres, os dois dias de atualização profissional, valorosas discussões e intercâmbio de conhecimento, trouxe à tona tópicos extremamente importantes para o cotidiano farmacêutico – muitos deles solicitados pelos próprios profissionais em encontros prévios e nas avaliações de programações prévias.

01º.06

A abertura do primeiro dia de evento foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA), Dr. Randolfo Audifax, que comentou os desafios profissionais. “Este é um momento de grande júbilo pra profissão farmacêutica porque, além de comemorarmos o dia municipal do farmacêutico, estamos comemorando também os 15 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados nas diversas regiões de nosso estado. Com essas conquistas, conseguimos garantir a presença do farmacêutico na linha de frente de estabelecimentos e acima de tudo fazer com que o cidadão compreenda este profissional como um item indispensável para a saúde da população”, comemorou.

A palestra que deu o pontapé inicial ao evento foi ministrada pelo Dr. Fábio Ribeiro, mestre e doutor em Farmacologia pela USP e coordenador da Comissão de Educação Farmacêutica do CRF/SP, que abordou os “Aspectos Práticos da Prescrição Farmacêutica”. Tema de suma importância para execução das atribuições clínicas da categoria farmacêutica. Em seguida, o Dr. Israel Murakami, especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela UNAERP e coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF/SP, comentou a “Lei 13.021 e Aplicação na Farmacovigilância nas Farmácias como Estabelecimentos de Saúde”.

Entre as conferências, os presidentes do Conselho Regional de Farmácia do Pará e do Conselho Federal de Farmácia – respectivamente, os Drs. Daniel Jackson Costa e o Dr. Walter Jorge João – discursaram para o grande público presente. “É uma grande satisfação estar aqui contemplando a realização de um evento tão grandioso, ocasião na qual trazemos importantíssimos cursos para o panorama farmacêutico”, afirmou Dr. Daniel Costa.

Além disso, o presidente destacou que o CRF/PA se fará presente nas sessões das comissões de concurso público que devem ser oficializados, com o objetivo de garantir mais vagas aos farmacêuticos no serviço público do estado  e deu notícia animadora aos profissionais farmacêuticos: a ampliação da sede do CRF/PA com a aquisição de prédio ao lado. “Estamos discutindo a proposta de comprar o prédio ao lado do Conselho para ter o nosso próprio auditório, para que possamos realizar nossos eventos. Será mais uma vitória para a profissão farmacêutica”, revelou.   

Em seguida, Dr. Walter Jorge João saudou os colegas farmacêuticos e lembrou dos momentos em que foi presidente do CRF/PA dizendo que a profissão farmacêutica no estado do Pará vivencia momento de gala. “É um momento de grande alegria participar deste evento  e me sinto imensamente agradecido por ter estado à frente do Conselho Regional de Farmácia do Pará por tantos anos e ter presenciado as inúmeras conquistas da profissão farmacêutica em nosso estado”, disse.

Após os pronunciamentos, o Dr. Mário Borges Rosa, doutor e mestre pela UFMG e Presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP/Brasil), iniciou a programação vespertina do evento com a palestra que abordou o papel do farmacêutico e utilização segura de medicamentos segundo o  “Programa Nacional de Segurança do Paciente e Protocolos de Uso Seguro de Medicamentos”. Finalizando o primeiro dia de evento com mais uma demanda da categoria,  Dr. Auriekson Noronha Queiroz, mestre em Ciências Farmacêuticas e membro do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), falou sobre a “Dispensação de Medicamentos no Programa Farmácia Popular do Brasil”.

02.06

Já no segundo dia de evento, mantendo a adesão exemplar dos profissionais, foi a vez do Dr. Eduardo Arruda, membro das Comissões de Ensino Farmacêutico e Educação Continuada do CRF, realizar a abertura do evento. Logo depois, o Dr. Hélio Franco, Ex-Secretário de Saúde do Pará, juntamente com a Dra. Ana Cristina Guzzo, Coordenadora Estadual de Saúde da Criança (SESPA), conversaram com os participantes sobre “O Papel do Farmacêutico na Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil no Estado do Pará. Em seguida, o Dr. Michel Otuki, pós-doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná e autor do livro “Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária”, falou sobre o tema da publicação.

PAINEL

Depois de um breve intervalo, farmacêuticos participaram de mesas redondas, momento extremamente importante para o compartilhamento de ideias e esclarecimentos . A primeira estimulou a plateia sobre a “Implantação da Prescrição Farmacêutica nas Farmácias Brasileiras”, e contou com a participação do presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João e com o Dr. Michel Otuki, que ministrou palestra sobre a Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária.  Já a segunda permitiu diálogo entre os participantes e expositores sobre o “Atendimento Farmacêutico às Prescrições de Cirurgiões-Dentistas”, tema de grande relevância para o cotidiano profissional e extremamente aguardado pelos profissionais.

O debate foi intenso e contou com duas das maiores instituições representativas dos Cirurgiões Dentistas no estado do Pará – a Associação Brasileira de Odontologia e do Conselho Regional de Odontologia, representadas pelos presidentes das entidades, os Drs. Marcelo Folha e Roberto Pires, respectivamente.

III Seminário de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Região Metropolitana

Paralelamente à décima quarta edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará, foi realizado também no Hotel Sagres, a terceira edição do Seminário de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Região Metropolitana I. O evento abordou três temas fundamentais para o universo farmacêutico hospitalar: Uso Seguro de Medicamentos, Programa Nacional de Segurança do Paciente e Protocolo de Segurança no Uso de Medicamentos”, palestras ministradas pelo Dr. Mário Borges Rosa – membro do Comitê de Segurança de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil).

ASCOM CRF/PA

Nenhum comentário

Deixe um comentário