26 maio Primeira edição do Curso de Atualização em Capanema, Bragança e Salinas é sucesso de público
No último dia 24.05, foi a vez do município Capanema receber o primeiro Curso de Atualização de Capanema, Bragança e Salinópolis, voltado aos farmacêuticos da região. Região que recentemente teve Termo de Ajustamento de Conduta estabelecido. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, o Termo de Ajustamento de Conduta é fundamental para o avanço da categoria como um todo. “O curso é mais uma prova de que o TAC não é apenas uma ferramenta administrativa. Representa, na verdade, um conjunto de avanços que é levado por onde quer que passemos”, enfatiza.
E para qualificar os profissionais, a programação foi iniciada com palestra do Dr. Orlando Campos, pós-graduado em gestão estratégica de farmácias e drogarias, sobre as “Principais Resoluções Sanitárias No Cotidiano Do Farmacêutico Nas Farmácias”. Momento no qual pôde orientar os profissionais aos cuidados necessários que para um melhor desenvolvimento nas farmácias e diretrizes legislativas que fomentam o trabalho do farmacêutico. Para o Dr. Orlando o momento de torca de conhecimentos foi uma satisfação imensa. “Agradeço ao CRF/PA por mais uma oportunidade de fazer parte desse momento de aprendizado junto à categoria, preparando os profissionais e exercitando cada vez a aptidão de sermos profissionais melhores”, afirmou.
Em seguida, o Dr. Henrique Vogado, consultor no Ministério da Saúde, atuante no componente especializado da Assistência Farmacêutica/Hórus, abordou os “Desafios Clínicos Do Farmacêutico Na Prescrição” e avalio como a iniciativa com positividade. “O colega deve manter seus conhecimentos sempre atualizados, especialmente, no que se refere à farmácia clínica. Acredito que eventos como este, podem sim contribuir e somar para a formação continuada dos farmacêuticos”, elogiou.
Por fim, os participantes foram contemplados com a palestra do Dr. Eduardo Arruda, doutorando em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários (UFPA), que trouxe informações preciosas sobre o tema “Dengue, Zika E Chikungunya: Mitos E Verdades”. Para o palestrante, a oportunidade de conversar com os colegas de Capanema, Bragança e Salinópolis foi ímpar. “A importância do Farmacêutico conhecer as principais arboviroses que ocorrem no Brasil e que são responsáveis por várias epidemias nos últimos anos é enorme. Pude salientar a importância de sempre evitar a automedicação, os cuidados necessários para a prevenção destas doenças e papel fundamental da Farmácia como estabelecimento de saúde”, concluiu.
Nenhum comentário