26 jun Presidente do CRF/PA aborda venda ilegal de medicamentos em entrevista a TV Record
O presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, concedeu nesta manhã uma entrevista para a Rede Record de Televisão, na qual abordou os malefícios do uso indevido da sibutramina, substância muito utilizada por pessoas que sofrem com problemas de obesidade. A sibutramina só pode ser comercializada com prescrição médica. Porém, recentemente, surgiram denúncias de que a substância estava sendo vendida ilegalmente nas redes sociais.
A sibutramina fora criada inicialmente como antidepressivo e age no sistema nervoso central, especialmente sobre os dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina. Provocando no paciente a sensação de saciedade e o controle da fome. O medicamento só deve ser utilizado por pacientes com grau de obesidade 1, 2 e 3, ou seja, quando o índice de massa corpórea (IMC) está entre 30 e 34,9; 35 e 39,9; acima de 40, respectivamente. O uso incorreto de sibutramina pode acarretar o aumento da pressão arterial, elevação da frequência cardíaca, insônia, problemas pulmonares e dependência.
Na entrevista, o presidente do Conselho tratou não só sobre a questão da venda de medicamentos sem orientação do profissional farmacêutico, mas também a ineficácia da fiscalização por parte da VISA e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de ressaltar a necessidade da participação da população de forma geral exercendo o papel de fiscal e denunciando as irregularidades presenciadas.
A comercialização ilegal de medicamentos é crime, e para denunciar estes atos, basta entrar em contato conosco através do site: http://www.crfpa.org.br/sitesed/crfpa/ e clicar no link Fale Conosco, ou entrar em contato pelo número (91) 3239-9500.
A entrevista na íntegra com o Dr. Daniel Jackson Costa vai ao ar hoje, às 18h15 (Cidade Alerta Pará) e às 20h00 (Pará Record).
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário