17 fev Presidente do CFF é homenageado pelo CRF-ES
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico Gastão Roubach, do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), na última quarta-feira (12). A solenidade de entrega da Comenda, realizada em Vitória, foi alusiva ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. Também estiveram presentes, o diretor secretário-geral do CFF, José Vílmore Lopes; o conselheiro federal pelo Espírito Santo, Gedayas Medeiros; a conselheira federal suplente, Maria José Sartório; a diretora secretária-geral do CRF-PA, Monalisa Quintão e o diretor tesoureiro, Rodrigo Alves. Ainda compareceram à solenidade, o ex-presidente do CRF-ES, Deomar Bittencourt, e o deputado estadual (PMDB) Hércules Silveira.
Em sua primeira visita ao estado como presidente da instituição, o homenageado lembrou que a categoria precisa se unir para fortalecer a atividade farmacêutica dentro de farmácias e drogarias. Temos que provocar uma profunda revolução no meio farmacêutico. Nos unir para buscar aquilo que nos interessa. Está na mão de vocês a mudança de atitude nas atividades diárias dentro dos estabelecimentos. Precisam se identificar como farmacêuticos e interagir com os pacientes. Vamos recuperar a nossa identidade profissional que perdemos ao longo do tempo. Comecem a mostrar a autoridade técnica que possuem, conclamou Walter Jorge João.
Ao longo dos 53 anos de existência, o CFF elaborou e editou quase 600 resoluções no sentido de melhorar as condições de trabalho dos farmacêuticos. Contudo, Walter Jorge João, destacou a publicação das resoluções nº 585 e 586, em setembro de 2013, como marcos definitivos para o início dessa revolução profissional. Fomos ousados ao regulamentar as atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica. São as resoluções que mais causaram impacto, não apenas para a profissão, mas em toda a sociedade. Tentamos resgatar o papel do farmacêutico, em qualquer área em que ele for atuar. Além disso, o presidente do CFF lembrou que o farmacêutico é um profissional da saúde, apto a orientar os pacientes que o procuram nas farmácias, atuando como um cuidador de pessoas.
O presidente do CRF-ES, Gilberto Dutra, frisou a importância da atenção farmacêutica como objetivo final para a profissão. Agradeceu, ainda, o apoio oferecido pelo CFF e citou a Reunião Nacional pela Valorização da Profissão Farmacêutica no Brasil, ocorrida nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Brasília. Os grupos formados na ocasião, estão unidos em defesa da categoria para mostrar o farmacêutico como profissional indispensável e disponível à população.
Fonte: Comunicação CFF
Nenhum comentário