16 ago Pesquisas realizadas na UFSCar buscam plantas com propriedades farmacológicas
Estudos apontam que princípios ativos naturais ajudam a combater doenças. Pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuam na identificação de substâncias presentes em plantas e análise de compostos presentes em medicamentos.
O projeto da pesquisa tem como objetivo identificar plantas do Cerrado e da Mata Atlântica com potencial medicinal. “A Mata Atlântica e o Cerrado são muito ricos em diversidade biológica, com plantas que podem ser investigadas do ponto de vista químico”, informa o professor Paulo Cezar Vieira.
Uma das propostas das pesquisas é a busca por plantas que possuem propriedades farmacológicas. Estudos indicam que a utilização de princípios ativos naturais ajudam no combate de doenças como o câncer. “Nosso objetivo é levantar um banco de informações de substâncias que podem indicar o desenvolvimento de produtos, como fármacos”, afirma Vieira.
A utilização de produtos do metabolismo secundário das plantas já são utilizadas a muito tempo pelo homem, em diversas finalidades como alimentos, perfumes, medicamentos e combate a pragas.
Fonte: Guia da Farmácia Online
Nenhum comentário