CRF-PA | Pesquisas realizadas na UFSCar buscam plantas com propriedades farmacológicas
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7343
post-template-default,single,single-post,postid-7343,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Pesquisas realizadas na UFSCar buscam plantas com propriedades farmacológicas

Pesquisas realizadas na UFSCar buscam plantas com propriedades farmacológicas

Estudos apontam que princípios ativos naturais ajudam a combater doenças. Pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuam na identificação de substâncias presentes em plantas e análise de compostos presentes em medicamentos. 

O projeto da pesquisa tem como objetivo identificar plantas do Cerrado e da Mata Atlântica com potencial medicinal. “A Mata Atlântica e o Cerrado são muito ricos em diversidade biológica, com plantas que podem ser investigadas do ponto de vista químico”, informa o professor Paulo Cezar Vieira.

Uma das propostas das pesquisas é a busca por plantas que possuem propriedades farmacológicas. Estudos indicam que a utilização de princípios ativos naturais ajudam no combate de doenças como o câncer. “Nosso objetivo é levantar um banco de informações de substâncias que podem indicar o desenvolvimento de produtos, como fármacos”, afirma Vieira. 

A utilização de produtos do metabolismo secundário das plantas já são utilizadas a muito tempo pelo homem, em diversas finalidades como alimentos, perfumes, medicamentos e combate a pragas.

Fonte: Guia da Farmácia Online

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário