Mensagem do Presidente 2014 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11033
page-template-default,page,page-id-11033,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2014

Janeiro 2014

Prezados colegas (as),

 

Primeira mensagem de 2014 e muito a ser dito a todos vocês que estiveram conosco em um dos anos mais produtivos de nossa caminhada. Contudo, esse não é um momento de retomar o passado – e sim de vislumbrar o futuro,  aparar as arestas e recomeçar, com as energias recarregadas, mais um ano repleto de intensas atividades e, certamente, de muitas outras conquistas para a classe farmacêutica paraense. Classe sempre tão unida e com a qual aproveito a oportunidade para renovar nossos votos de compromisso novamente.

 

E já começamos o ano de 2014 dando continuidade ao ritmo de atividades que finalizou o ano anterior; no último dia 06.01, realizamos plenária que discutiu os projetos do CRF/PA e decidiu os profissionais homenageados na Solenidade do Farmacêutico, a ser realizada no próximo dia 26.04 (Assembleia Paraense). Diante de tantos profissionais merecedores a escolha dos nomes foi árdua aos Conselheiros, porém os profissionais foram escolhidos por unanimidade e podem ser acessados clicando aqui.

 

Completamos também exatamente um ano da criação Plantões da Diretoria que surgiram com o intuito de estreitar os laços e sanar dúvidas dos profissionais residentes no interior. O projeto foi bem além e vem obtendo um saldo extremamente positivo ao aproximar e unificar os farmacêuticos das regiões atendidas.

 

E dando continuidade ao projeto, aproveito para comunicar que iniciamos o ano com a realização de mais um Plantão da Diretoria: dessa vez em Paragominas, no próximo dia 21.01 com o vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Audifax Coelho. Na ocasião, será abordada a questão da Assistência Farmacêutica a partir das 10h. Já no dia 29.01, eu estarei presente no município de Castanhal em mais um Plantão da Diretoria.

 

O processo de educação continuada também não para: no próximo dia 22.01, realizaremos o 2º Curso de Atualização Farmacêutica em Abaetetuba para atender os profissionais do nordeste paraense. As inscrições são online e podem ser feitas clicando aqui. Os profissionais que participarem do evento terão a inscrição confirmada mediante a entrega de 1kg de leite em pó – que será revertido às vitimas do triste episódio de erosão no município.

 

Além disso, no dia 27.01 o hotel Sagres sedia a quarta edição do nosso já tradicional Seminário de Atualização Farmacêutica que traz um tema extremamente pertinente e contemporâneo: a farmácia na era da nanotecnologia. As inscrições devem ser efetuadas na sede do Conselho mediante a doação de 1kg de leite.

 

Também neste mês de janeiro, mais especificamente no dia 20.01, também comemoramos um significativo dia para nossa profissão em nível nacional: o Dia Nacional do Farmacêutico. Para isso, no dia 20.01 proporcionaremos um café da manhã na Sede e Seccionais do Conselho e convidamos todos farmacêuticos para esse momento de confraternização e união. Aproveito esse espaço para parabenizar desde já você, colega, pelo nosso dia, seja orgulhoso de ser farmacêutico(a) e faça a diferença em prol da sociedade que tanto precisa dos nossos serviços.

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Fevereiro 2014

Prezados colegas (as),

 

Concretizando a meta de iniciar o ano de 2014 com todo o gás e repleto de intensas atividades em prol da categoria farmacêutica, o mês de Fevereiro chega ao fim com saldo extremamente positivo em nossas ações – tanto em relação à capacitação profissional, quanto em se tratando de conquistas que visam resguardar a atuação do profissional. Apesar de mais curto, o mês foi permeado por atividades que repercutiram positivamente e conquistas que favoreceram profissionais de toda a extensão territorial do Estado.

 

Um dos pontos altos do mês de Fevereiro foi a assinatura de mais um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em São Félix do Xingu, no último dia 18.02. A vitória maiúscula para nossa categoria representa mais um avanço para os profissionais do município e para a sociedade que, a partir do dia 01º.04 passa a contar com assistência farmacêutica integral. Apesar de um grande passo inicial, pretendemos dar passos ainda mais largos e assinar TAC’s que estendam a mesma assistência farmacêutica também aos municípios de Xinguara, Canaã dos Carajás, Tucumã, Ourilândia do Norte ainda dentro dos próximos 90 dias.

 

No último dia 05.02, estive presente no município de Santarém onde pude realizar mais um Plantão da Diretoria na cidade. Na oportunidade, pude abordar um tema delicado – a presença dos técnicos em farmácia como Responsáveis Técnicos por drogarias. Ressaltando a importância do farmacêutico aos graduado exercendo a profissão, conseguimos esclarecer a necessidade de tal profissional atuante.

 

Após a instauração integralidade da Assistência Farmacêutica no município de Santarém e a frequência e eficácia da fiscalização do CRF/PA nos estabelecimentos do local, técnicos se inscreveram por medida judicial – um deles, inclusive, solicitou Responsabilidade Técnica por uma drogaria pertencente diretamente ao CRF/PA. O Conselho, em posse dessas informações e pleno sabedor do fato do técnico de farmácia não ser um farmacêutico graduado – e sim inscrito por medida judicial (portanto impossibilitado judicialmente de exercer atos privativos do profissional farmacêutico) solicitou que a Vigilância Sanitária, Ministério Público Federal, ANVISA e outros órgãos competentes se posicionassem frente à situação.

 

Após batalha judicial, um acordo salutar foi selado. E devo ressaltar que a sociedade de Santarém é a maior vitoriosa com tal resolução, afinal, asseguramos que a população da região conte com os serviços farmacêuticos adequados e garantidos por lei.

 

Já no dia 12.02, foi a vez de Bragança receber a diretoria do CRF/PA que atendeu às demandas dos profissionais  da região. Demos continuidade também às atividades de educação continuada: no último dia 17.02, realizamos o III Workshop de Análises Clínicas, evento realizado no auditório do Laboratório Central do Estado – LACEN/PA. Mais umas vez, contamos com a participação maciça de profissionais e estudantes que prestigiaram o evento.  Bem como na 5ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Altamira, que contou com excelente adesão dos profissionais da região – como já é de praxe em grande parte dos eventos promovidos pelo CRF/PA.

 

Por fim, no último dia 19.02 estive em Brasília para participar de reunião promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que contou com a presença de representantes de todos os Conselhos Regionais do país para uniformização da fiscalização do exercício profissional, auditoria e demais condutas. Fico honrado e feliz de reafirmar os avanços do CRF/PA em tais quesitos. Principalmente em perceber que as condutas técnicas e fiscalizatórias adotadas por nós seguem na vanguarda e fazem com que, nós do CRF/PA, possamos oferecer um dos melhores amparos do Brasil aos profissionais farmacêuticos. Dessa forma, começo março revigorado e preparado para mais um mês repleto de intensas atividades e eventos.

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Março 2014

Prezados colegas (as),

 

Tendo como tônica o compromisso com a profissão farmacêutica, finalizamos mais um mês repleto de conquistas e intensas atividades no Conselho Regional de Farmácia do Pará – sempre resguardando a ética e exercício profissional para que, dessa forma, em uma reação em cadeia, possamos oferecer um serviço adequado à sociedade. É notório que o trabalho não para; seja nas fiscalizações, que garantem postos de trabalho e a certificação da presença do profissional dentro dos estabelecimentos ou nas iniciativas de educação continuada que continuam encurtando fronteiras e levando atualização e informação aos mais diversos municípios. E nesse mês, além de tudo, vivenciamos momentos extremamente emblemáticos para a profissão farmacêutica.

 

Um desses momentos ocorreu no dia 06.03, quando estive em companhia de todos os membros da Diretoria do CRF/PA. Na oportunidade, realizamos uma versão diferenciada do Plantão da Diretoria em Santarém. Eu, Dr. Randolfo Audifax Coelho (vice-presidente do CRF/PA), Dr. Ricardo Vieira (diretor tesoureiro) e Dr. Walter Jorge João (presidente do Conselho Federal de Farmácia) pudemos, juntos, esclarecer questões relacionadas ao acordo salutar envolvendo a questão dos Técnicos em Farmácia, atividades do CRF/PA, e outros assuntos extremamente pertinentes a mais de 250 pessoas. Após tal reunião, acredito que estamos prestes a vivenciar novos avanços para a profissão farmacêutica na região Oeste e fico feliz de poder contribuir para tal.

 

No dia seguinte, 07.03, a sede e seccionais do CRF/PA ganharam um brilho a mais com a presença de inúmeras colegas farmacêuticas que celebraram juntas o Dia Internacional da Mulher. No momento, o CRF/PA ofereceu café da manhã e flores simbólicas às reais flores que fazem da profissão farmacêutica mais bela diariamente.

 

O trabalho no interior do Pará foi igualmente intenso, como já é de costume: nos últimos dias 12, 13 e 14.03 realizamos plantões em, respectivamente, São Félix do Xingú, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Nos plantões, tivemos a oportunidade de conversar sobre a implantação e regularidade do Termo de Ajustamento de Conduta recentemente assinados e que garantem a integralidade da assistência farmacêutica na região. Ainda falando sobre TAC’s, o mês de março também foi palco para outro grande avanço para a profissão no Estado do Pará: garantir a assistência farmacêutica em outros dois municípios: Ourilândia do Norte e Tucumã. A conquista vem em excelente momento e valida cada vez mais a necessidade da assistência farmacêutica adequada à toda a população do Pará.

 

Em se tratando da educação continuada, demos continuidade ao nosso grande e, felizmente, bem sucedido projeto levando capacitação e atualização profissional aos municípios. Dessa vez foi Castanhal que recebeu a quinta edição do Curso de Atualização Farmacêutica. Com três palestras, os profissionais da região discutiram sobre assuntos como Prescrição Farmacêutica e Varejo Farmacêutico – temas de suma relevância no atual panorama farmacêutico.

 

Por fim, finalizo tal mensagem alertando para uma situação extremamente alarmante para a profissão farmacêutica – e para que possamos, dessa forma, agir e mobilizar para que possamos revertê-la pelo bem não só da nossa profissão, caros colegas. Mas da situação da saúde no Brasil. O substitutivo ao PL 4.385/94, de autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que defende a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias, deverá ser votado terça-feira, dia 8, ou quarta-feira, dia 9, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O objetivo é substituir o projeto da ex-senadora Marluce Pinto, que tramita há anos no Legislativo e determina justamente o contrário, desobrigando drogarias de terem farmacêuticos, o que é uma ameaça ao exercício da profissão.

 

Dessa forma, para agir, devemos fortalecer a luta. Envie e-mails para os deputados de nosso Estado, de acordo com o modelo disponível no site do CRF/PA clicando aqui, para que estes votem favoravelmente ao substitutivo do PL 4.385/94. Chegou a hora da mobilização – e eu conto com todos vocês!

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Abril 2014

Nobres colegas farmacêuticos,

 

Finalizamos mais um mês repleto de grandiosas caminhadas no Conselho Regional de Farmácia do Pará. Em um mês que alternou momentos de intenso trabalho e confraternização pela união da nossa categoria farmacêutica, findamos com a certeza de uma missão alcançada e a inestimável sensação de dever cumprido. Começo essa mensagem agradecendo a todos vocês, colegas farmacêuticos, que, ao lado, contribuíram – e contribuem diariamente – para a realização de toda e qualquer ação.

 

Em se tratando de educação continuada: no último 02.04, ainda no início do mês, foi a vez do município de Tucuruí receber a 5ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica. Como já é de praxe, o evento contou com a maciça participação dos profissionais do município e arredores. Os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar palestras que abordaram desde os aspectos regulatórios da prescrição farmacêutica até o empreendedorismo no âmbito farmacêutico.

 

No dia 10.04, tive a felicidade de receber convite da ESAMAZ para concessão de apoio do CRF/PA à curso realizado na IES, abordando a Prescrição Farmacêutica. Com mais de 400 estudantes presentes, é gratificante ver o meio acadêmico cada vez mais inspirado e buscando a capacitação cada vez mais cedo. Já no último dia 23.04, demos o pontapé inicial em um novo projeto – a articulação de uma Oficina de Trabalho de Gestão em Saúde para promoção do uso racional dos medicamentos. Participei de reunião preliminar, na qual estiveram presentes diversos membros da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Conseguimos, na oportunidade, articular diversos pontos e as perspectivas para o projeto são as melhores possíveis.

 

No dia 22.04, convoquei diversos membros das Comissões Assessoras do CRF/PA, diretoria do SINFAR e Centros Acadêmicos de diversas Instituições de Ensino Superior de Belém para alinhamento conjunto de ações que visam a divulgação e valorização da classe farmacêutica no estado do Pará e que terá como foco o farmacêutico e suas atribuições e responsabilidades frente a gestão em saúde nos SUS. A iniciativa é alusiva à comemoração ao Dia Municipal do Farmacêutico. Uma ação conjunta será desenvolvida no Parque Shopping Belém nos próximos dias 30 e 31.05 e 01º.06, com a disponibilização de estandes temáticos relacionados à diversos aspectos da profissão farmacêutica. Principalmente a questão do esclarecimento do papel sociocultural do profissional.

 

Uma novidade que marcou esse mês também foi a instauração do programa de estágio na fiscalização do CRF/PA. Com tal iniciativa, proporcionamos aos graduandos em Farmácia a possibilidade de vivenciar o cotidiano da fiscalização do CRF/PA, as rotinas, dificuldades do processo, o desempenho e satisfatórios resultados. Acredito que tal vivência é uma grande oportunidade aos estudantes que pretendem seguir tal especialidade. O processo de entrevista está em andamento e em breve saberemos quem ocupará a primeira vaga de estagiário de fiscalização do CRF/PA.

 

No final do mês, mais precisamente no dia 25.04, foi a vez do corpo funcional do CRF/PA participar de qualificação para aprimorar ainda mais o contato com o público. Os funcionários das seccionais e sede participaram de treinamento extremamente frutífero que objetivou proporcionar um atendimento cada vez mais diferenciado e eficaz ao público atendido diariamente na sede e seccionais do CRF/PA.

 

Bom, para além de nossa lutas e atividades cotidianas, há duas semanas vivenciamos um maravilhoso momento, que inclusive já entrou para a história do Conselho Regional de Farmácia do Pará, que é a Solenidade do Farmacêutico 2014, realizada no último dia 26.04. Movido pela emoção de poder contribuir com o enobrecimento e reconhecimento da classe farmacêutica no Estado, pude acompanhar a realização de profissionais que diariamente lutam para exercer a profissão com maestria e diminuir as fronteiras. E ter a oportunidade de homenageá-los pelas conquistas é ainda mais satisfatório para mim, enquanto representante do Conselho. Agradeço a todo o carinho recebido antes, durante e depois da Solenidade e espero que vocês tenham celebrado e regozijado tanto quanto eu em um brinde à profissão farmacêutica.

 

Mas lembro que o trabalho não pára e o mês de maio vem cheio de novidades e muito trabalho para a equipe do CRF/PA. Aproveito o canal para concluir lembrando: as inscrições para o IV Workshop de Farmácia Magistral e o 5º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica estão abertas e são presenciais.

 

Um forte abraço a todos.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Maio 2014

Caros colegas farmacêuticos, estudantes de farmácia e demais usuários do nosso portal farmacêutico.

 

O mês de maio – assim como em todos os demais momentos de nossa atividade – foi cercado de muitas ações: conseguimos a assinatura de mais dois Termos de Ajustamento de Conduta, desta vez nos municípios de Xinguara e Canaã dos Carajás que, somados aos demais TAC’s, faz com que consigamos controlar adequadamente a atividade farmacêutica por quase todo o Sul e Sudeste paraense. Por meio dos TAC’s, conseguimos efetivar a Assistência Farmacêutica em todos os estabelecimentos dos municípios, organizamos as ações de Vigilância Sanitária, proporcionamos um momento sólido de união e valorização de nossa classe farmacêutica em prol da sociedade que necessita dos nossos serviços.

 

Estivemos em Brasília, por três semanas consecutivas, trabalhando em conjunto com entidades farmacêuticas de todo o Brasil para a aprovação da Subemenda Aglutinativa Global que mudará o conceito de farmácia em nosso país. Todas as entidades farmacêuticas de nosso Estado estiveram presentes nesse momento de consolidação da prática farmacêutica brasileira. Ainda não conseguimos pautar o projeto mas, no inicio de junho, estaremos novamente voltado à Brasília para tentar em conjunto garantir a inclusão da subemenda na pauta de votação e seu consequente sufrágio.

 

Realizamos o plantão em Santarém, com um proveitoso saldo de atendimento aos colegas da região. Ratificando, dessa forma,  a importância do deslocamento dos diretores ao encontro dos colegas onde quer que estes estejam atuando.

 

Tivemos também, no mês de maio, o Workshop de Farmácia Magistral e o Seminário Belém de Atualização Farmacêutica – ambos eventos extremamente bem avaliados, com participação maciça dos colegas farmacêuticos e dos estudantes (que sempre têm uma cota de presença em todos os nossos eventos).  Aproveito para agradecer a presença de todos em ambos os eventos e o apoio do Conselho Federal de Farmácia, do Sindicato dos Farmacêuticos e da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais nestes. Parabenizo também os membros de nossa Comissão de Educação Continuada pelos temas abordados que foram definitivamente muito bem captados pelos participantes dos eventos.

 

Em seguida, a equipe do CRF/PA foi até a região Sudeste. Mais precisamente ao município de Marabá. Lá, realizamos a sexta edição do Curso de Atualização Farmacêutica no município. Mais de 90 pessoas, entre estudantes e profissionais – inclusive estudantes de diversas IES de Belém – nos acompanharam em mais um momento único e oportuno que o processo de educação continuada nos proporciona. Além do curso, Marabá sediou também um momento histórico no dia 26.04: a realização da primeira plenária aberta fora de Belém, contando com a presença de todos os companheiros  Drs. José Luís Vieira, Marcelo Brasil do Couto, Maria da Conceição Dantas, Randolfo Audifax Coelho, Maria Ravani, Deick Quaresma, Ricardo Vieira – e, também, do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João.  Pela primeira vez em 53 anos a plenária esteve fora de Belém – e me deixa extremamente satisfeito saber que Marabá foi a sede disso. Lugar com simbolismo extremamente forte para a profissão, afinal, Marabá representa exatamente o início de tudo, onde o primeiro TAC foi assinado.

 

Por fim, o mês de junho, mês de extremo júbilo para a população brasileira, chega. E com ele promessas – e realização de mais trabalho por parte do CRF/PA.

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA         

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Junho 2014

Caros colegas farmacêuticos e estudantes,

 

É com extrema satisfação e júbilo que inicio a Mensagem do Presidente desse mês. Muitos poderiam dizer que, por tratar-se de um mês tradicionalmente voltado ao descanso, o Conselho Regional de Farmácia do Pará diminuiria o ritmo também. Muito pelo contrário: iniciamos o mês de Julho com o pé direito e com uma das conquistas mais marcantes e históricas na profissão farmacêutica. No último dia 02.07,  o Conselho Federal de Farmácia, Conselhos Regionais e demais entidades farmacêuticas conseguiram aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei  4385/94, da ex-senadora Marluce Pinto, que transforma todo e qualquer estabelecimento farmacêutico em uma unidade de assistência farmacêutica e de saúde.

 

O texto aprovado foi uma subemenda aglutinativa, elaborada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica após intensas discussões feitas no primeiro semestre. O Projeto de Lei obriga agora, em nível nacional, a presença do farmacêutico como ocupante legal do cargo de Responsável Técnico dos estabelecimentos. Após a aprovação da Câmara dos Deputados, iremos agora ao Senado – local onde teremos maior amplitude de movimento. Estive presente no momento da vitória e posso dizer: escrevemos um novo capítulo na história da saúde brasileira no qual o farmacêutico é o protagonista.

 

Particularmente, tive que abdicar de algumas agendas durante cerca de quatro meses para garantir minha participação e colaboração nessa efervescência profissional ocorrida em Brasília; e acredito que tenha sido extremamente benéfico. Parabenizo novamente o Conselho Federal de Farmácia em nome do nosso presidente Dr. Walter Jorge João, que capitaneou uma revolução única na história da saúde e da profissão farmacêutica. Parabéns pela luta travada e pela conquista. Nada teria sido adquirido sem o empenho dedicado à luta dessa entidade tão presente e representativa dos profissionais do Brasil inteiro.

 

Agradeço também a presença e colaboração do presidente do SINFAR, Dr. Deick Quaresma e dos Deputados Leonardo Quintão (PMDB/MG) e Cláudio Puty (PT/PA).

 

Pois bem, iniciamos o último mês com a entrega dos alimentos arrecadados durante a troca de convites da Solenidade do Farmacêutico 2014. Praticamente uma tonelada de alimentos não perecíveis foram divididas entre o  Lar Acolhedor Tia Socorro no Tapanã e na Associação de Moradores Ribeirinhos do Bairro da Pratinha. Inclusive, os alimentos arrecadados nas inscrições para o Curso de Atualização em Marabá também foram revertidos para instituições de caridade e entregues na primeira semana do mês na Associação Comunitária EMAÚS. Enfim, é extremamente renovador e recompensador saber que todo um trabalho de arrecadação tem um fim tão bom. Que cada quilo de alimento arrecadado fará total diferença na vida de centenas de pessoas tão necessitadas.

 

Por fim, aproveito esse canal para agradecer aos mais de 600 presentes na décima terceira edição do Ciclo de Conferências de Ciências Farmacêuticas de Belém. O momento foi inédito e marcou um novo formato na realização de eventos do CRF/PA e contou com expoentes da profissão em nível nacional que tiveram a oportunidade de discutir diversos aspectos da Farmácia Clínica – linha central de debate dessa edição do Ciclo. O motivo é justamente a preparação do farmacêutico para uma realidade já palpável: a prescrição.

 

Finalizo a mensagem desse mês com um convite: nos próximos dias 12 e 13 de setembro, realizaremos um evento inédito em Belém, o Farmacêutico Pai D’Égua. Tal evento trará novidades e teor de conscientização à população quanto ao descarte responsável de medicamentos, papel do farmacêutico e outros temas. Caso você queira colaborar, basta enviar e-mail para farmaceuticopaidegua@crfpa.org.br.

 

No mais, tenhamos um excelente mês de Julho.

 

Um forte abraço a todos!

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA         

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Julho 2014

Caros colegas farmacêuticos e estudantes,

 

Chegamos ao fim do mês de Julho com a certeza de mais um mês de trabalho cumprido com excelência e empenho por parte da equipe do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Por mais que o mês seja marcado por descanso e relaxamento para aqueles que ainda estão no período escolar e acadêmico, nos mantivemos incansáveis na luta pela profissão no estado do Pará e no país. Prova disso foi a grandiosa conquista alcançada no dia 02.07 – e já comentada aqui na Mensagem do Presidente anterior – com a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei  4385/94, da ex-senadora Marluce Pinto, que passa a classificar todo e qualquer estabelecimento farmacêutico em uma unidade de assistência farmacêutica e de saúde. A importância de tal conquista é imensurável e reitero os agradecimentos constantes, além de me orgulhar cada vez mais de ser farmacêutico.

 

Ratificando esse compromisso de mudar o cenário da assistência farmacêutica no Brasil conseguimos no dia 16/07 a aprovação também no plenário do Senado Federal, ou seja, o parlamento brasileiro reconheceu a importância do farmacêutico para a sociedade e aprovou um novo modelo de farmácia no Brasil, resta agora a sanção da presidência que tem até o dia 08/08/14 para se manifestar, escrevo esta mensagem hoje (06/08) informando que estarei  me dirigindo a Brasília para acompanhar as ultimas movimentações.

 

Quero parabenizar a liderança de nosso presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, por ter aglutinado as lideranças farmacêuticas que por mais de 04 (quatro) meses bateram de porta em porta nos gabinetes de deputados e senadores a fim de que nossa matéria fosse aprovada, sem a condução perfeita feita pelo nosso presidente dificilmente teríamos êxito, agora torçam, falta pouco.

 

Enfim, o mês de Julho também foi marcado por efetivas fiscalizações em todo o Pará, parcerias entre o CRF/PA e Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (Devisa) que interditou vários estabelecimentos que apresentavam irregularidades na capital metropolitana. Tais sanções são de extrema necessidade para alertar justamente para a importância de condições adequadas e presença de profissional presente durante o horário de funcionamento do estabelecimento. Além disso, apenas emolduram como o Projeto de Lei vem para somar tanto para a categoria farmacêutica, quanto para a sociedade que agora passará a encontrar estabelecimentos cada vez melhores.

 

E justamente visando também a valorização da profissão, o CRF/PA obteve sucesso pleno em luta travada em ação preventiva. Após a nomeação de uma Biomédica para ocupar um cargo oferecido exclusivamente a farmacêutico bioquímico no Concurso Público SEAD/SESPA nº01/2009, agimos juntos de forma a assegurar que tal profissional não tomasse posse. A batalha data de 2009 e durante esses anos, permanecemos em alerta para que nossa profissão fosse respeitada e que o profissional que ocupasse o cargo fosse um farmacêutico, como previsto no Edital. Um profissional que entende os meandros e importância da profissão dentro de nossa área de abrangência.

 

Também no começo do mês, mais precisamente nos dias 01º e 02.07, o CRF/PA esteve presente no município de Altamira, muito bem representado pelo nosso vice-presidente Randolfo Coelho. Infelizmente não pude estar presente no momento por conta de agendas relacionadas justamente à aprovação do Projeto de Lei em Brasília. Contudo, os profissionais puderam sanar dúvidas a respeito dos mais diversos aspectos profissionais e ter um momento de contato próximo entre CRF/PA e farmacêuticos.

 

Lá também inauguramos uma novidade na história do CRF/PA:o CRF in loco. Tal projeto consiste em levar os serviços de secretaria de Pessoa Física e Jurídica aos municípios que não tem seccionais próximas. E a adesão por parte dos profissionais do município foi extremamente animadora e plena; mais de 50 pessoas estiveram presentes no projeto e elogiaram a iniciativa. Fato que faz com que fiquemos cada vez mais satisfeitos e motivados a criar novos projetos como esse.

 

Deixo aqui votos de um agosto repleto de conquista e que essas se estendam para todo o restante do segundo semestre.

Um forte abraço a todos.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Agosto 2014

Caros colegas farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia do Pará,

 

No mês de Agosto, conseguimos reproduzir intensamente e aprimorar o exercício de nossas atividades dentro da Sede e Seccionais do CRF/PA. Já nos encaminhando para o fim do ano, faz-se necessário ressaltar o trabalho incessante exercido pelo Conselho em prol da categoria farmacêutica.

 

Durante o mês, realizamos plantões em alguns municípios nos quais discutimos os efeitos práticos da Lei 13.021/14 – que rege as ações e serviços de assistência farmacêutica integral e que determina a farmácia como uma unidade de prestação de serviços de saúde. Também, na ocasião, fomentamos reflexões junto aos colegas a respeito da importância da Medida Provisória 653/14.

 

Aproveito este canal para esclarecer à toda a comunidade farmacêutica paraense que a MP 653/14 está sendo amplamente questionada dentro do Congresso Nacional, por trazer um questionamento jurídico já resolvido de volta à tona. No entanto, quero informar a vocês que estou participando ativamente, ao lado Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, de todas as discussões e atividades para que não haja qualquer efeito negativo em nossa profissão com a edição da Medida. Estamos sim todos empenhados em fazer valer o direito constitucional da população de contar com nossos serviços e transformar as farmácias em uma unidade de prestação de serviços farmacêuticos. Não hesitem em comunicar ao CRF/PA toda e qualquer tentativa de alardear possibilidades de retrocesso nas nossas práticas.

 

Para ratificar nossa importante participação dentro do contexto das mudanças sociais, já iniciamos os processos de implantação do Termo de Ajustamento de Conduta nos municípios de Abaetetuba e Barcarena. Além disso, em breve implantaremos o mesmo processo em Itaituba, alcançando, assim, mais de 90% dos farmacêuticos inscritos no Pará.

 

Tive a honra de participar de diversas atividades vitoriosas do Sindicato dos Farmacêuticos em Belém, apoiando os colegas e ocupando as ruas junto aos meus pares de CRF e SINFAR. Mostramos que, unida, a nossa categoria só irá avançar. Torno público os meus parabéns a toda a diretoria do SINFAR, na pessoa do Dr. Deick Quaresma, presidente. E espero que mais momentos assim possam trazer valorização salarial aos farmacêuticos do Pará.

 

Em agosto também tivemos vários encontros com a comunidade acadêmica: realizamos debates em várias Instituições de Ensino Superior e concluímos com êxito com a realização do I Curso de Aperfeiçoamento para Futuros Farmacêuticos. Um momento ímpar e extremamente contagiante para nós que fazemos parte do corpo administrativo do CRF/PA. Alcançamos um público que precisa saber a verdade sobre a profissão farmacêutica no Pará e no Brasil, e as avaliações do evento feitas pelos estudantes nos destacaram a certeza de que essa aproximação com a comunidade acadêmica permitirá uma melhor formação para nossos futuros colegas.

 

E os horizontes são os melhores para o mês de setembro que inicia: nos dias 12 e 13 de setembro, realizaremos  atividades de orientação farmacêutica dentro do Castanheira Shopping Center na ação Farmacêutico Pai D’Égua, que terá sua 1ª edição culminando com o Mês Internacional do Farmacêutico. Além disso, realizaremos também o Seminário Belém no dia 15 de setembro abordando os Cuidados Farmacêuticos em Pediatria. Teremos também eventos nos municípios de Marabá e Parauapebas e, no próximo dia 25.09, realizaremos o tradicional Café da Manhã comemorativo na sede e seccionais do CRF/PA para celebrar juntos o orgulho de ser farmacêuticos.

 

Participem de nossos eventos e nos ajudem a fortalecer o conceito do ser farmacêutico diante da sociedade. Busquemos nossa valorização no dia a dia e assim garantiremos conquistas cada vez maiores.

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Setembro 2014

Caros colegas,

 

FELICIDADE. Esse é o sentimento com o qual inicio a mensagem do mês de setembro. Um mês repleto de atividades em prol da categoria farmacêutica e com vitórias tão maiúsculas que projetaram o nome do Pará como verdadeiro parâmetro na valorização da profissão farmacêutica nacional. Além de conquistas tão bem articuladas pelas entidades farmacêuticas brasileiras em busca de uma profissão cada vez mais resguardada.

 

Tendo como mote principal da valorização do farmacêutico e compromisso social, idealizamos e colocamos em prática a primeira edição de um evento inédito no estado: o Farmacêutico Pai D’Égua. Com mais de 20.000 atendimentos realizados por vocês, farmacêuticos, estudantes e construtores de mais um momento ímpar na história da profissão em solo paraense, obtivemos um saldo extremamente positivo – e não somente nos 170kg de medicamentos fora do prazo de validade arrecadados e descartados de forma correta. Foram mais de 24 horas de trabalho, mais de seis meses de preparativos, mais de 160 estudantes, mais de 80 farmacêuticos, mais de 1000 testes, repercussão em mais de 5 veículos midiáticos. Mas os números pouco importam diante de um belíssimo momento no qual a sociedade vivenciou a beleza de ser e a importância do farmacêutico.

 

Agradeço a todos vocês que participaram conosco. Aos que apoiaram. Aos que, mesmo de longe, torceram pelo projeto. Saibam que a iniciativa é para você, Farmacêutico e ser humano. Obrigado de coração e saibam que esse projeto acabou de nascer e já pretende tomar novos rumos e dissipar algumas fronteiras estaduais.

 

Enfim, neste mês realizamos, também, fiscalização junto ao Hospital Ophir Loyola, local onde encontramos irregularidades que devem ser corrigidas para melhor atender a população tão necessitada dos serviços prestados. Além de, obviamente, proteger e resguardar o profissional farmacêutico que enfrenta condições insalubres de trabalho. Diante da situação, encaminhamos relatório aos Ministérios Públicos e esperamos zelo no sentido de preservar os farmacêuticos que manipulam insumos quimioterápicos. E, para reforçar tal papel, participei no próprio hospital, na abertura do Seminário de Fortalecimento de Assistência Farmacêutica da Região Metropolitana e Oficina de Planejamento e Reorientação da Assistência Farmacêutica em Belém. Na ocasião, pude cobrar diretamente dos gestores presentes, o reconhecimento e valorização do profissional farmacêutico no setor público. A assistência farmacêutica pública não pode ser vista como uma mera distribuição de medicamentos.  E sim, como mais um serviço clínico de aconselhamento por parte do farmacêutico em cada unidade de saúde e estratégia de saúde da família. Me comprometi também publicamente em ser parceiro de todos os municípios que queiram construir serviços farmacêuticos com qualidade à população para garantir um crescimento e caminhada conjunta.

 

Setembro também foi um mês extremamente frutífero no sentido educacional. No último dia 15.09, mais de 200 pessoas lotaram o auditório do hotel Sagres no 6º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica de Belém. Voltado eminentemente para a área pediátrica, contou com excelente adesão dos farmacêuticos da Região Metropolitana. Já nos dias 22.09, estive em Marabá para o VIII Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sudeste do Pará e, no dia 23.09, estive no IV Curso de Atualização Farmacêutica de Parauapebas, Canaã de Carajás e Curionópolis. Tive a oportunidade de ter contato com farmacêuticos dessas regiões tão importantes e representativas na história da profissão.

 

Por fim, aproveito a oportunidade a parabenizar cada um de vocês pelo Dia Internacional do Farmacêutico. Vocês são os profissionais que fazem a diferença e fico extremamente grato e orgulhoso de poder estar caminhando com vocês em busca de uma sociedade e profissão cada vez melhor. E, bem, o trabalho não pára! Estamos encaminhados para o fim do ano de 2014 porém com uma certeza – ainda vem muito pela frente.

 

Aproveito a oportunidade para, novamente parabenizar o presidente do Conselho Federal de Farmácia, o paraense Walter Jorge João, pelo recebimento da Comenda do Mérito Paulista Farmacêutico 2014. Essa só é mais uma das numerosas e merecidas conquistas desse grande profissional. E também comunicá-los que, junto ao Dr. Carlos André Oeiras Sena do CRF/AP, tive a honra de ser eleito junto ao Dr. Carlos André Oeiras Sena para ocupar o cargo de Diretor Financeiro da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Fico muito feliz e ciente da importância de modernizar a Fundação e promover eventos de educação farmacêutica em todo o Brasil. A tarefa é, sem dúvidas, árdua. Mas estou pronto para continuar fazendo a diferença.

 

 Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Outubro 2014

Prezados colegas,

 

O mês de outubro, já tradicionalmente consagrado como um dos meses mais importantes para o povo paraense – independentemente de crenças – marcado não só por fé por conta das festividades do Círio de Nazaré. Mas também por um intenso ritmo de trabalho em prol da profissão farmacêutica, como já é de praxe em nossas atividades diárias.

 

E movido por esse sentimento de solidariedade, aproveito para iniciar essa mensagem agradecendo pela  a oportunidade de, mais uma vez, reiterar nosso compromisso social. Graças ao grande sucesso de eventos, cerca de 300 kg de alimentos foram arrecadados durante as inscrições e foram redestinados à ONGs e entidades que tanto precisam diariamente de auxílio. Saibam que cada quilo arrecadado representa muito para quem recebe. Fica aqui o meu muito obrigado a todos que ajudam com algo simbólico, porém de suma importância para diversas pessoas.

 

Enfim, no mês de outubro obtivemos proveitosos momentos de contato com a comunidade acadêmica: estivemos presentes durante a Semana Acadêmica de Farmácia da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), ocasião na qual pudemos reforçar a responsabilidade que o CRF/PA possui a fim de estimular ainda mais futuros farmacêuticos comprometidos com a sociedade. Recebemos ainda em nossa sede, membros do Centro Acadêmico de Farmácia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), que em um valoroso bate papo, puderam conhecer e traçar juntos um pouco da rotina do Conselho.

 

Um bom exemplo também do contato cada vez mais próximo com a Academia foi o VIII Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, realizado em Redenção nos últimos 20 e 21.10. Na ocasião, um público recorde lotou o Sindicato Rural de Redenção – e contou dessa vez também com grande adesão por parte dos estudantes do município que, ao lado dos profissionais, participaram de grande momento de capacitação e intercâmbio.

 

Em breve também, estaremos nos municípios de Itaituba para mais uma edição do Plantão da Diretoria, para discutir os avanços dos TAC’s e os impactos da Lei 13.021/14, que reforçou a farmácia como estabelecimento de prestação de assistência farmacêutica. Além de também estar presente em Santarém no fim do mês de Novembro, para uma grande programação que transformará o município na capital da profissão farmacêutica por uma semana.

 

Por fim, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a profissão farmacêutica no país, o Conselho Federal de Farmácia, com o apoio de todos os Conselhos Regionais, realiza uma pesquisa sobre o perfil do farmacêutico, com resultados extremamente importantes para diversos anseios da categoria, como melhores salários, carga horária adequada e melhores condições de trabalho. Para responder, clique aqui.

 

Um grande abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Novembro 2014

Prezados colegas,

 

Chegamos ao fim do mês de novembro. Cada vez mais próximos do fim do ano, só contabilizamos saldo positivo e mantemos a certeza da crescente união consolidação da profissão farmacêutica não só no Pará, mas no Brasil inteiro. Prova viva disso foi a belíssima e emocionante mobilização da categoria em favor da não-aprovação da MP 653/14, medida que, sem dúvidas, põe em xeque a saúde da população e descaracterizam os avanços que tanto lutamos para conseguir em se tratando de valorização profissional. Farmacêutico é indispensável para todo e qualquer estabelecimento – independente de estrutura física ou aporte financeiro.

 

Me confesso emocionado e feliz com o apoio de cada um de vocês na nossa campanha vigilante. Farmacêuticos, estudantes, simpatizantes da causa, enfim…todos que estiverem conosco em uma só força durante os atos públicos repúdio à MP 653/14 no Pará inteiro. Graças a essa união, mostramos a nossa força e importância. E permaneceremos vigilantes e atuantes, afinal, desde o início estive presente em Brasília para acompanhar e zelar pela profissão.

 

Enfim, no mês de novembro, tive  a oportunidade de participar de ciclos de palestras organizados pelo Centro Acadêmico do Curso de Farmácia do Centro Universitário do Pará (CESUPA), ocasião na qual pudemos estabelecer com estudantes um diálogo extremamente construtivo para o futuro de cada um deles e mostrar a vivência da profissão fora do meio acadêmico.

 

Também realizamos Curso de Atualização Farmacêutica em Itaituba na intenção de capacitar cada vez mais os profissionais farmacêuticos de e com a certeza de que eles encontram-se mais preparados para garantir melhor assistência farmacêutica à população.

 

Ainda nesse ritmo constante de capacitações e educação continuada realizamos no município de Santarém, mais um Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste do Pará. Trouxemos personalidades de reconhecimento nacional e com vasto conhecimento teórico e prático, a fim de enriquecer nossos profissionais santarenos com conteúdo de grande importância dentro do âmbito farmacêutico. Além disso, a cidade também recebeu o Encontro Nacional de Fiscalização no mesmo período, transformando Santarém na verdadeira capital farmacêutica por uma semana. Aproveito o canal também para agradecer a recepção de todos os farmacêuticos da região do Tapajós – sempre comprometidos, engajados e extremamente competentes.

 

Por fim,  visando manter um contato direto entre a comunidade farmacêutica e a diretoria do CRF/PA, realizamos também no mês de novembro Plantões da Diretoria nos municípios de Itaituba, Redenção, Conceição do Araguaia e Xinguara.

 

Em uma luta incansável para garantir mais assistência farmacêutica nos municípios paraenses, visitamos os municípios de Barcarena e Itaituba, onde participamos com representantes do Ministério Público e tivemos a oportunidade de tratar com eles os ajustes finais para a assinatura de mais dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) nos municípios respectivamente – que pretendemos que entrem em vigor até o final desse ano.

 

Estamos chegando ao fim do ano. O saldo é extremamente animados porém garanto algo a vocês: a luta continua intensa e estamos ainda sentinelas para garantir que nossa profissão seja resguardada.

 

Um grande abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Dezembro 2014

Prezados colegas,

 

Chegamos ao final de mais um ano e o sentimento que me vem neste momento é de agradecimento. Só posso me declarar extremamente grato a todos os que estiveram ao lado na caminhada. Sempre perseverantes, firmes e lutando – mesmo diante dos percalços que porventura vieram e nos fizeram cada vez mais fortes. Em um ano no qual muito tentaram macular e diminuir nossa profissão, conseguimos sair ilesos e mostramos ao país a força da união da categoria.  Agradeço de antemão a todos que estiveram vigilantes e sempre juntos para escrevermos a história da profissão. Tenham a certeza que nós escrevemos juntos este capítulo.

 

Um capítulo repleto de vitórias, diga-se de passagem. Saímos vitoriosos de todas as batalhas que travamos. Absolutamente todas. Algumas mais árduas do que outras, mas todas sempre batalhas. Mas a perseverança e consciência do nosso valor sempre foi mais forte. Então aproveito a oportunidade para deixar meu grande abraço a você, guerreiro. Em sua casa, família, farmácia, distribuidoras, hospitais, ambulatórios, enfim. Você que luta diariamente em prol de nós, farmacêuticos e faz SIM a diferença.

 

Bem, aproveito para fazer um breve balanço: o Conselho Regional de Farmácia do Pará desempenhou suas atividades de forma intensa e eficiente, garantindo mais assistência à profissão farmacêutica e mais saúde à população. Assinamos cinco e confirmamos três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) que irão garantir mais assistência farmacêutica no Pará, além de garantir mais emprego à categoria; realizamos intensa vistoria em estabelecimentos no interior do estado e capital, com um total de 9.720 fiscalizações; promovemos edições de cursos de atualização farmacêutica nos quatro cantos do Pará e três seminários de atualização da profissão realizados em Belém que tiveram adesão extremamente significativa da categoria; realizamos ainda edições dos ciclos de conferência em ciências farmacêuticas em quatro municípios do estado – incluindo a capital – que proporcionaram à comunidade farmacêutica intercâmbio técnico, científico e cultural; com o objetivo de ouvir a opinião dos profissionais e permitir contato cada vez mais próximo entre a categoria e o CRF/PA, foram realizados 25 plantões da diretoria no interior, com três edições do CRF in loco, iniciativa que visa transportar parte da secretaria de pessoa física e jurídica para municípios distantes da sede e seccionais.

 

Enfim, não preciso me estender muito, afinal, o trabalho fala por si só – assim como falou durante esses 365 dias de plena atividade. Depois de renúncias particulares, posso me considerar sortudo por todas as vitórias e o que foi aprendido no caminho. Afinal, a vida é sim um eterno aprendizado – e que bom que posso compartilhá-los com vocês, caros colegas. E é com este sentimento de dever cumprido que finalizo mais esta mensagem, na certeza de que unidos podemos ir cada vez mais longe no ano de 2015.

 

Desejo a todos vocês e suas respectivas famílias um feliz natal e um ano novo repleto de vitórias.

 

Feliz 2015 e um forte abraço a todos!

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará