CRF-PA | Mais um capítulo vitorioso da profissão farmacêutica é escrito!
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
5362
post-template-default,single,single-post,postid-5362,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Mais um capítulo vitorioso da profissão farmacêutica é escrito!

Mais um capítulo vitorioso da profissão farmacêutica é escrito!

A categoria farmacêutica comemorou, no fim da tarde de hoje (02.07), uma conquista maiúscula e histórica para a profissão farmacêutica:  a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei  4385/94, da ex-senadora Marluce Pinto, que classifica a farmácia como unidade, destinada prestar assistência farmacêutica e assistência à saúde, orientação sanitária individual e coletiva, onde se processe a manipulação e /ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos – ou seja, transforma todo e qualquer estabelecimento farmacêutico em uma unidade de assistência farmacêutica e de saúde. Após uma grande mobilização da classe capitaneada pelo Conselho Federal de Farmácia do Pará e que contou com apoio efetivo de diversos Conselhos Regionais e demais entidades farmacêuticas. 

O texto aprovado foi uma edição feita por meio de subemenda aglutinativa, elaborada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica após intensas discussões feitas no primeiro semestre após investidas. Tal PL obriga agora, em nível nacional, a presença do farmacêutico como ocupante legal do cargo de Responsável Técnico dos estabelecimentos. O Projeto será votado no Senado Federal para potencial aprovação geral.

O Pará esteve presente de forma intensa na Câmara; o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa e o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Belém, Dr. Deick Quaresma, estiveram presentes e atuando de forma incansável ao lado dos demais presentes na luta pela aprovação do PL. Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, hoje foi um momento excelente para ser farmacêutico. “Abdicar de algumas agendas durante mais de 16 semanas em Belém e no interior e alcançar esse resultado agora é recompensador. Compartilhem esse sentimento: vencemos mais uma vez. União das entidades gera resultados maravilhosos”, afirmou.

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Farmácia, o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, afirmou: “Se a farmácia deixa de ser estabelecimento comercial comum com o tempo, os medicamentos também passarão a ser vistos da forma adequada pelo cidadão, como coadjuvantes importantes para a saúde”.

“Hoje escrevemos um novo capítulo na história da saúde brasileira. Hoje valeu muito a pena ser farmacêutico e estar a frente da profissão em nosso Estado junto com muitos parceiros. Obrigado a todos que torceram e colaboraram”, agradeceu Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa. O CRF/PA agradece ao apoio dos deputados Cláudio Puty (PT/PA) E Leonardo Quintão (PMDB/MG) e parabeniza o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, pelo marco firmado na profissão farmacêutica. 

ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.