CRF-PA | Lei estadual entra em vigor no Piauí e diabéticos terão medicação gratuita
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4780
post-template-default,single,single-post,postid-4780,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Lei estadual entra em vigor no Piauí e diabéticos terão medicação gratuita

Lei estadual entra em vigor no Piauí e diabéticos terão medicação gratuita

Entrou em vigor este ano a Lei Estadual que garante a distribuição gratuita de medicamentos para pacientes com diabetes no Piauí. A lei foi sancionada no dia 30 de dezembro de 2014. De acordo com Cecília Morais, da Associação dos Diabéticos do Piauí, já existe legislação semelhante a nível federal, no entanto, a lei sancionada no estado oferece uma garantia maior ao direito dos diabéticos.

“Já existe a lei federal que abrange de forma ampla, porém essa lei estadual significou um avanço no sentido de ter delimitado de forma clara as responsabilidades do estado e dos municípios dentro do Piauí”, destacou. Com a aprovação da lei, o município, através do Programa de Saúde da Família (PSF), ficará responsável por entregar aos pacientes diabéticos as tiras e as lancetas para os testes de glicemia.

Já os demais insumos como insulina e os antidiabéticos orais serão entregues pelo estado. “Essa delimitação de atribuições não existe na lei federal, pois ela apenas declara o direito e não determina o que vai caber a cada ente“, explicou Cecília. Para receber os medicamentos, são exigidos laudo médico com receita e exames que comprovem que o paciente está fazendo o tratamento.

“A partir do momento que o paciente passa a receber a medicação regularmente, ele tem que levar os exames para comprovar que está fazendo o tratamento”, disse Cecília.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário