13 jul Juiz determina a inclusão de farmacêuticos para concurso de Porto de Moz
Na última quinta-feira (12.07) o Juiz Federal da Comarca de Altamira (PA) proferiu liminar favorável aos farmacêuticos determinando a inclusão da participação destes profissionais no cargo de biomédico do Concurso Público para a Prefeitura de Porto de Moz (PA). O deferimento estabelece o prazo de 24h, a contar com a intimação, para a retificação do Edital. Caso as inscrições para o concurso já estivessem encerradas, a ordem era suspender o certame para a publicação de outro Edital.
O Conselho Federal de Farmácia entrou com a ação para garantir que as funções privativas dos farmacêuticos sejam por eles exercidas, uma vez que, no antigo Edital o cargo para biomédico estabelece atividades atribuídas aos profissionais farmacêuticos (Decreto nº 85.878/81), como: preparo de soluções; preparo de padrões para controle de qualidade; limpeza de material; sistema internacional de medidas; anticoagulantes; coleta de amostras. Bioquímica – determinações bioquímicas; determinações enzimáticas; determinações das provas funcionais; elelioforese na bioquímica clínica; espectrofotometria. Hematologia – estudo dos glóbulos vermelhos; estudo dos glóbulos brancos; estudo das plaquetas; imuno-hematologia. Bacteriologia – meios de cultura; esterilação; coloração; coproculturas; orofaríngeo (cultura do material); geniturinário (cultura de material); hemoculturas; antibiograma. Imunologia – reações de precipitação; reações de aglutinação; reações de hemolose; imunoensaios (técnicas). Parasitologia – protozoários intestinais; helmintos intestinais; hemoparasitas; parasito dos tecidos; técnicas laboratoriais. Uroanálise – características físicas; pesquisa dos componentes anormais; sedimentoscopia. Parte Prática – Bacteriologia; cultura de urina, cultura das secreções orofaríngeo; hemocultura. Técnicas sorológicas; precipitações; reações de hemoaglutinação. Parasitologia; métodos direto; sedimentação; conceituação. Bioquímica – determinações dos componentes orgânicos do sangue; determinações dos componentes inorgânicos do sangue; determinações das enzimas de importância química. Provas funcionais – função renal; função hepática; tolerância à glicose. Uroanálise – exame sumário. Hematologia – hemograma; eritrograma; leucograma.
O certame está sendo organizado pelo Instituto Ágata e, de acordo com o Edital, as inscrições se encerram no próximo dia 31 de julho. Porém, com a determinação judicial, um novo Edital deve ser publicado com a inclusão da participação de farmacêuticos em concorrência para o cargo “biomédico”.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário