CRF-PA | Informativo Anfarmag sobre Terapia Hormonal

Informativo Anfarmag sobre Terapia Hormonal

Prezado associado,

Em função das recentes reportagens sobre a prescrição de hormônios em tratamentos denominados como medicina antienvelhecimento e o parecer publicado pela Comissão de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), a diretoria da Anfarmag, apoiada por uma equipe de trabalho formada por empresários do setor magistral, professores especializados no tema e diretores da atual e das últimas gestões da entidade produziu um posicionamento da entidade sobre o assunto, o qual disponibilizamos abaixo.
Com este, a Anfarmag cria subsidio a seus associados para se comunicar com o público leigo ou profissionais prescritores nas discussões e questionamentos que possam ocorrer acerca do assunto.

Disseminar este posicionamento é uma forma de garantir uma uniformidade nas informações, principalmente na abordagem do tema por consumidores, médicos e outros públicos envolvidos com o setor magistral.

A Anfarmag está à disposição para dirimir eventuais dúvidas através da nova área restrita do site (Weddesk) entrando em SAA >   (fale conosco) e preencher o novo chamado ou encaminhar e-mail para assessoriatecnica@anfarmag.org.br .

POSICIONAMENTO ANFARMAG
Terapia Hormonal

A Anfarmag – representante nacional do setor magistral, composto por farmacêuticos e farmácias magistrais (mais conhecidas como farmácias de manipulação) – esclarece que:

• A prescrição de medicamentos à base de hormônios deve ser realizada exclusivamente por médicos que determinam se o paciente necessita de um medicamento industrializado ou manipulado individualmente em farmácias, para fins terapêuticos.
• Com relação aos medicamentos manipulados, as farmácias magistrais atendem rígidos critérios exigidos pela regulamentação dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para sua preparação – incluindo medicamentos à base de hormônio -, que garantem sua eficácia, segurança e qualidade.
• Os hormônios disponíveis no Brasil que são utilizados como matéria-prima (insumo) para a preparação de medicamentos (industrializados ou manipulados) podem ter estrutura molecular igual ao do hormônio presente no organismo ou diferente. Cabe ao médico definir a forma química mais adequada para cada paciente.
• Diante do termo “hormônio bioidêntico”, ressaltamos que tem sido usado para denominar hormônios com estrutura molecular igual ao do hormônio presente no organismo. No entanto, não faz parte da nomenclatura do insumo, de acordo com as publicações oficiais disponíveis até agora.
Fonte: Anfarmag