21 nov Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará reúne mais de 700 pessoas em momento de capacitação
Mais de 700 pessoas – entre cerca de 650 profissionais e 120 estudantes, lotaram o auditório Atlântico Sul do Hotel Sagres no Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará, realizado e idealizado no último dia 20.11 (quarta-feira) pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará. O evento teve como objetivo a capacitação e atualização de profissionais para efetiva inserção do mercado de trabalho enquanto farmacêuticos prescritores – amparados pela regulamentação da Prescrição Farmacêutica oficializada nas Resoluções nº 585 e 586. Com palestras de profissionais extremamente capacitados, o momento subsidiou os presentes com grande amparo informacional necessário e fomentou o ensino acadêmico com informações de grande importância para o cotidiano de atuação profissional.
Devido a grande demanda pelo curso de tal importância, o auditório que comportaria o evento teve que ser alterado para acolher número ainda maior dos profissionais que participaram do evento promovido pelo CRF/PA visando tal capacitação.
Após a execução do Hino do Farmacêutico – que contou com momento no qual um grupo dos farmacêuticos presentes no evento finalizou o Hino em uníssono e sem o acompanhamento de trilha – o Fórum foi oficialmente aberto com discurso do presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, que fez um balanço das ações do CRF/PA no ano de 2013 em diversos aspectos. “2013 aproxima-se do final e é importante pensar nos momentos bons que passamos este ano, já que atingimos todas as metas da fiscalização muito antes do ano terminar. Já ultrapassamos as 11 mil inspeções em 120 municípios para garantir o nosso exercício como farmacêutico sem restrições. Realizamos capacitação em quase todo o Pará e ainda vamos continuar na semana que vem no Oeste do Pará, com o Ciclo de Conferências”, enfatizou.
Acerca do evento, Dr. Daniel Jackson aproveitou a oportunidade para congratular o presidente do Conselho Federal de Farmácia do Pará, Dr. Walter Jorge João, pela conquista da regulamentação da Prescrição. “O Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará acaba sendo um momento apoteótico de nossa história, afinal de contas, por tantas e tantas vezes discutindo políticas para a profissão no gabinete do então presidente do CRF/PA, Dr. Walter Jorge João, a Prescrição foi palco de nossos debates. Chegar aqui com as Resoluções que permitem ao farmacêutico exercer a prescrição, sem dúvida, para mim ver um filme passar”, afirmou.
Em seguida, o próprio presidente do CFF, Dr. Walter Jorge, iniciou palestra que tratou justamente sobre a importância das Resoluções 585 e 586. De acordo com Dr. Walter Jorge João, os 175 mil farmacêuticos do Brasil têm mais uma conquista para comemorar e uma nova possibilidade de atuação, com o desafio de obter maior credibilidade e visibilidade social, comemorou.
Em seguida, Dr. José Luis Miranda Maldonado, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, ministrou a palestra “Aspectos Regulatórios da Prescrição Farmacêutica”, na qual abordou a importância do papel profissional nas atividades clínicas. Destacou também a importância de entender as demandas sociais ao invés de focar a atenção em aspectos puramente técnicos e, desta forma, humanizar o atendimento.
O terceiro palestrante, Dr. Wellington Barros da Silva, doutor em Educação Científica e Tecnológica e Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), deu início à tarde do Fórum com a palestra Semiologia Aplicada à Prescrição Farmacêutica. E ressaltou a necessidade de análise adequada dos sintomas e visão diferenciada do paciente para obter êxito ainda maior no momento da dispensação do medicamento. Além disso, ressaltou também a necessidade de uma mudança de postura para moralizar o segmento e garantir melhoria salarial. Precisamos assumir uma posição de técnicos diante do empregador e desempenhar as funções para as quais estamos aptos”, disse.
O evento foi encerrado com a palestra “Farmácia Clínica no Brasil e Prescrição Farmacêutica”, ministrada pelo Dr. Marcelo Polacow Bisson, doutor em Farmacologia e Conselheiro Federal pelo estado de São Paulo. Dr. Marcelo abordou a prática da farmácia clínica como um instrumento transformador e avaliou com dados como a Prescrição pode, de fato, ser fator determinante para melhoria na saúde da população de forma geral.
Dra. Heloísa Bayma, farmacêutica presente no evento, avaliou o evento como emocionante. Concordo plenamente com a realização do evento. Agora me deixa até meio emocionada por termos vivenciado essa conquista para todos nós, colegas farmacêuticos. E o mérito maior é dos Conselhos tanto do Regional, quanto do Federal. Que lutaram para que chegássemos até onde estamos. E daqui para frente é só melhoria, comemorou.
O Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará contou com apoio do IPOG, SINFAR e do CFF. Toda a quantidade de leite em pó arrecadada nas inscrições do evento será revertida a obras de caridade.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário