Fiscalização do CRF/PA vai a Cametá em operação conjunta com Vigilância Sanitária — CRF-PA

Essa semana, o Conselho Regional de Farmácia do Pará esteve em Cametá participando de uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária Estadual (SESPA), 13º Centro Regional de Saúde e Vigilância Municipal de Cametá.
Após uma série de denúncias sobre estabelecimentos farmacêuticos atuando de maneira irregular, sem farmacêuticos e sem alvará de licença por parte da Vigilância Sanitária, a fiscalização do CRF/PA se uniu às Visas para uma grande operação no município. No total, 30 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que 07 farmácias que não tinham farmacêuticos e, portanto, não possuíam licença da Visa, foram interditados; 11 farmácias estavam em situações irregulares e fecharam as portas para não receberem a fiscalização e os restante contava com o farmacêutico e a devida regularização. Também foram encontrados em alguns estabelecimentos medicamentos hospitalares e/ou sem procedência.
Na quarta-feira, foi realizada uma reunião com o secretário de saúde, em que foi apresentado o panorama inicial das fiscalizações, apontando as irregularidades e analisando formas e encaminhamentos para a resolução da problemática na cidade.
No último dia, graças a denúncias dos farmacêuticos locais, um depósito clandestino foi descoberto, em que inúmeros medicamentos sem procedência e armazenados de maneira completamente irregulares foram encontrados.
Para o farmacêutico da 13º CRS, Denilton, a ação conjunta foi uma forma de unir esforços para o cumprimento e manutenção de um serviço de qualidade. Relata ainda que a ação “teve como foco principal o cumprimento da legislação do segmento farmacêutico, garantindo que a população tenha, de fato, acesso aos serviços que devem ser desempenhados pelos profissionais farmacêuticos, através de orientações que efetivamente garantam a segurança dos usuários”.
O Diretor Tesoureiro do CRF/PA, Dr. Deick Quaresma, acompanhou toda a ação e destacou o suporte dos farmacêuticos da região, bem como da visa municipal. “Foi uma grande ação que só deu certo pelo apoio e união dos órgãos competentes, ver todas as esferas de fiscalização trabalhando juntas, contando ainda com o suporte dos farmacêuticos, fez com que pudéssemos trabalhar de maneira objetiva e assertiva, transformando a ação em um caso de sucesso”, enfatizou.
Essa é mais uma ação do CRF/PA em prol do trabalho e da vida da população, que não pode deixar de ser assistida por profissionais da saúde. Em breve mais operações serão realizadas!