FarmaDoc - Constelação Familiar — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
26288
post-template-default,single,single-post,postid-26288,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

FarmaDoc – Constelação Familiar

Dalília Marques, residente em Parauapebas, é farmacêutica generalista e esteta, formada pela Faculdade Unirg de TO, com pós-graduação em Naturopatia e Constelação Familiar Sistêmica. Além de ser professora e coordenadora do curso de Farmácia da FAMAP, atua com as atividades inseridas nas práticas integrativas e complementares (Pics).

E conversa com o CRF-PA, Dra. Dalília conta que já vem de uma família que pratica tratamentos naturais, com plantas e outros derivados e, desde a faculdade, já tinha encanto pela área da fitoterapia. Durante sua formação, sempre buscou mais conhecimento acerca da fitoterapia, farmacobotânica e farmacognosia.

Foi a partir daí que iniciou cursos na área das terapias naturais e, após a graduação, seguiu com o estudo dentro da farmácia estética, voltada para área terapêutica e de bem-estar. Entre os diversos cursos, destacamos a sua especialidade em iridologia, ventosaterapia, massoterapia, auriculoterapia, floralterapia e constelação familiar sistêmica.

No momento, Dra. Dalilia Marques trabalha em Unidades Básicas de Saúde, especificamente na Unidade de Saúde Prisional CPP (Cadeia Pública Parauapebas), onde iniciou seu projeto de Constelação Familiar com o anseio de ajudar pessoas em cárcere privado. Em seu livro ‘Constelando na Prática’, conta a história de 17 pessoas nesse contexto social, que realizaram o método psicoterapêutico e trabalharam em conjunto para o bem-estar, equilíbrio emocional e objetivos na vida.

“A constelação familiar pode ser a compreensão de conflitos de relacionamentos amorosos, traumas de infância e busca de êxito profissional”.

O que é Constelação Familiar?

É um método psicoterapêutico de abordagem sistêmica, energética e fenomenológica, que busca reconhecer a origem dos problemas ou alterações apresentadas pelo usuário, para que, por meio do conhecimento emocional, seja possível encontrar ordem, pertencimento e equilíbrio. “A constelação familiar é uma prática terapêutica que nos ajuda a entender todos os nossos emaranhados de uma forma simples. Conseguimos nos encontrar, nos enxergar de uma forma mais consciente. Ela atua diretamente no nosso inconsciente, desengatando nossas gerações e com isso, contextualizando nossas emoções”, explicou.

Atuação do Farmacêutico na Constelação Familiar

Para atuação na área de Constelação Familiar, o farmacêutico precisa ter qualificação através de cursos em Constelação Familiar Sistêmica, lembrando que a prática faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS.

O SUS atualmente oferece 29 práticas integrativas e complementares, disponíveis para atuantes das diversas áreas de saúde. Por meio da qualificação, é possível o farmacêutico se tornar um profissional habilitado para atuar tanto na constelação familiar como nas outras Práticas Integrativas e Complementares, com o atendimento iniciado na Atenção Básica, que é porta de entrada para o SUS.

Atualmente, a Dra. Dalília Marques atende também em seu espaço terapêutico, realizando atendimentos de estética e terapias naturais, sempre valorizando o trabalho naturalista. No espaço, trabalha com aromaterapia, auriculoterapia, ventosaterapia e entre outros. “Entendo que nossa beleza está atrelada ao nosso bem-estar, ao buscar terapias naturais, podemos trazer equilíbrio e alegria para nós mesmos”. Além do mais, Dra. Dalilía afirma que a terapia aplicada é mágica e após realizar os procedimentos, percebe “que somos capacitados a mudanças, e nos sentir pertencentes daquilo que é nosso por direito”.

Nenhum comentário

Deixe um comentário