CRF-PA | Expoentes profissionais são homenageados na Solenidade do Farmacêutico 2016
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3848
post-template-default,single,single-post,postid-3848,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Expoentes profissionais são homenageados na Solenidade do Farmacêutico 2016

Expoentes profissionais são homenageados na Solenidade do Farmacêutico 2016

Na noite do dia 22.01, mais de 700 pessoas – entre farmacêuticos, autoridades de alto calão e convidados – transformaram o palco do Salão Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em baluarte de celebração à profissão farmacêutica no estado do Pará. A Solenidade do Farmacêutico 2016, maior festa farmacêutica do país, homenageou 27 personalidades que se destacaram pelos serviços realizados com excelência nos mais diversos segmentos da profissão no ano de 2015. Além de, é claro, outorgar o título de Farmacêutico do Ano ao profissional com melhor desempenho profissional no ano anterior, e celebrar o Dia Nacional do Farmacêutico, tradicionalmente comemorado no dia 20 de janeiro.

A cerimônia foi iniciada com a composição do dispositivo de honra, do qual fez parte o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA), Dr. Daniel Jackson Costa; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João; o vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Audifax Coelho; do secretário geral do CRF/PA, Dr. Deick Rodrigues Quaresma; o diretor tesoureiro do CRF/PA, Dr. José Ricardo Vieira; e os Drs. Fábio César Soares, Maria da Conceição Dantas, Marcelo Brasil do Couto, Franklin Miranda, conselheiros do CRF/PA. Além das ilustres presenças do Secretário de Estado de Saúde Pública, Dr. Vitor Mateus, representando o excelentíssimo governador do Estado, Simão Jatene; e da 3ª promotora de Justiça dos Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, Dra. Suely Regina Catete.

Após a execução dos hinos, os presidentes do CRF/PA e CFF realçaram a noite com pronunciamentos que antecederam as homenagens aos destaques. Em discurso, Dr. Daniel Costa agradeceu a presença de todos e enumerou as principais conquistas alcançadas em prol da classe farmacêutica no ano de 2015. “Nossa profissão é construída em cada exame realizado, em cada medicamento manipulado, em cada paciente orientado e acompanhado. É tempo de ter o farmacêutico clínico dentro de nós e não perder nenhuma oportunidade de cuidar das pessoas que precisam dos serviços farmacêuticos”, destacou o presidente do CRF/PA.

Em seguida, Dr. Walter Jorge João aproveitou o momento para incentivar os profissionais a abraçarem o novo momento da profissão no país. “As ações e conquistas da Farmácia Brasileira só terão reflexos se cada profissional tomar para si a responsabilidade. A lei em vigor, hoje, ampara e respalda os farmacêuticos na sua autoridade técnica. A mudança tão esperada por nós e pela sociedade, nesse novo momento do farmacêutico, está na mão de todos. Nossa missão avança à medida que nos envolvemos”, declarou o presidente do CFF.

Após as considerações dos representantes da classe farmacêutica, chegou o tão aguardado momento de homenagens. Os primeiros homenageados da noite foram os Drs. Deyvi Dirceu Cardoso e Igor Teles Chaves, personagens que se destacaram no segmento Análises Clínicas. Logo depois, foi a vez dos Drs. Eduardo Dias Almeida e Regis Piloni Maetri, profissionais que se destacaram no Ensino Farmacêutico.

Posteriormente, os Drs. Orlando Palheta Gomes e Aline de Almeida Gouveia foram convidados a subir no palco para receber as homenagens pelo destaque no segmento Farmácia Comunitária. Seguidos pelas Dras. Rita de Cássia Sampaio e Thaís Cristina Felix, expoentes no seguimento Farmácia Magistral.

Os Drs. José Robson Paixão Bezerra e  Nathalie Romariz de Araújo também foram convidados a subir no palco para receber as homenagens como destaques na Farmácia Hospitalar, seguidos pelos Drs. Nelson Silveira e Nelyane Ferreiras Batista, que foram agraciados com os troféus no segmento Perícia Criminal. Logo após, chegou a vez de homenagear as Dras. Miracy do Nascimento Silva e Maria Cristina de Sousa, farmacêuticas que se destacaram no Setor Público.


Dando continuidade a cerimônia, foram convidados para receber os títulos honoríficos os Drs. Cleberson Rodrigues Antigo e, de forma inédita em uma edição da Solenidade do Farmacêutico, um grupo foi chamado para subir no palco e receber as homenagens: a Cooperativa de Farmacêuticos Clínicos do Pará (COOFARCLINPA), compostos pelos Drs. Alba Suely Correa da Cruz, Ana do Socorro Melo Alencar, Endressylene Pereira da Silva, Helen Regina Souza Trindade, Karen Thiciane Santana Costa Santos, Luis Otavio Alves Neves, Maria das Graças Cardoso Tavares, Maria Madalena Vieira, Nazenilson Nunes Farias e Talitha do Rosário Cardoso de Oliveira – todos destaques no segmento Farmacêutico Empreendedor.

Concluídas as homenagens por área de atuação, chegara o momento de premiar um profissional que fez toda diferença na história da Farmácia no Brasil, cuja atuação e os muitos anos de experiência profissional resultaram na formação de diversos profissionais em todo o país, graças aos ensinamentos repassados na docência. Responsável pela implantação do primeiro Serviço de Farmácia Clínica e primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos em território brasileiro, Dr. Tarcísio José Palhano foi um grande contribuinte que ajudou a reconstruir a forma de pensar a Farmácia Clínica e Hospitalar em nível nacional e internacional, além de atualmente ser assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia. Em breve discurso, Dr. Tarcísio Palhano relembrou dos momentos em que era estudante e fez uma reflexão sobre os desafios que o levaram a se tornar um vencedor na profissão. “Lembro-me bem de 1977, quando eu ainda era estudante de Farmácia, quando fui desafiado pelo professor Aleixo Prates, que sonhava em estabelecer a farmácia clínica no Brasil, e nos dias de hoje este sonho foi realizado. É impossível vivenciar este momento tão maravilhoso sem voltar ao passado,” disse.

Por fim, o apogeu da cerimônia foi alcançado com a entrega da outorga de Farmacêutico do Ano de 2015 à Dra. Hilda Quitéria Vasconcelos, grande homenageada da noite. Especialista em Saúde Pública pela Universidade São Camilo de São Paulo e em Citologia Clínica pelo CESUPA, Dra. Hilda Quitéria também possui qualificação como Auditora Interna de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Produtos Médicos pela SINFAERJ.

A entrega da Comenda foi feita pelo presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, que reverenciou a Dra. Hilda Quitéria e agradeceu pelos sua atuação louvável em favor da profissão farmacêutica e da sociedade. Emocionada, a homenageada agradeceu pelo título honorífico recebido do CRF/PA. “É com muita felicidade e emoção que estou aqui hoje. Me sinto honrada por receber uma homenagem que nunca foi esperada por mim. Considero este momento um dos mais importantes de toda minha vida profissional”, concluiu.  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.