CRF-PA | Eleições no CNS
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7040
post-template-default,single,single-post,postid-7040,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Eleições no CNS

Eleições no CNS

Maria do Socorro de Souza, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é a primeira mulher e primeira representante do segmento de usuários a ser eleita como Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (13.12), no Anexo I, do Palácio do Planalto. Pela manhã, foram empossados os representantes das entidades, para a gestão 2013-2015. Entre os farmacêuticos, tomaram posse o farmacêutico catarinense Ronald Ferreira, representando a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) – membro titular; e a farmacêutica goiana Lorena Baía, representado o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o alagoano Alexandre Correa, representando a Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) – como membros suplentes. No segmento de gestores, o farmacêutico Dirceu Raposo foi indicado como representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As três entidades representadas por farmacêuticos já iniciaram um diálogo e pretendem construir uma agenda de trabalho comum aos desafios do CNS, entre eles: 

– Combater o desperdício, a má gestão e a corrupção no SUS;
– Viabilizar a adequação da política de financiamento do SUS (Efetivação do Movimento Saúde +10); 
– Fortalecer a gestão participativa e o controle social nas três esferas de Governo.

Ainda na tarde de quinta-feira, o CNS elegeu a mesa diretora, sendo que no segmento de trabalhadores, foram eleitos o farmacêutico Ronald Ferreira (Fenafar) e Nelci Ferreira, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, é de extrema importância ter representantes farmacêuticos no plenário do CNS. “Entre as atribuições do Conselho Nacional de Saúde está o acompanhamento, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde, além de ser o espaço permanente de debate entre representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. O farmacêutico tem que estar presente e atuante”, afirmou Jorge João.

Fonte: CFF 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.