14 dez Eleições no CNS
Maria do Socorro de Souza, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é a primeira mulher e primeira representante do segmento de usuários a ser eleita como Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (13.12), no Anexo I, do Palácio do Planalto. Pela manhã, foram empossados os representantes das entidades, para a gestão 2013-2015. Entre os farmacêuticos, tomaram posse o farmacêutico catarinense Ronald Ferreira, representando a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) membro titular; e a farmacêutica goiana Lorena Baía, representado o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o alagoano Alexandre Correa, representando a Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) como membros suplentes. No segmento de gestores, o farmacêutico Dirceu Raposo foi indicado como representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ainda na tarde de quinta-feira, o CNS elegeu a mesa diretora, sendo que no segmento de trabalhadores, foram eleitos o farmacêutico Ronald Ferreira (Fenafar) e Nelci Ferreira, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, é de extrema importância ter representantes farmacêuticos no plenário do CNS. Entre as atribuições do Conselho Nacional de Saúde está o acompanhamento, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde, além de ser o espaço permanente de debate entre representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. O farmacêutico tem que estar presente e atuante, afirmou Jorge João.
Fonte: CFF
Nenhum comentário