CRF-PA | Depressão pode ser sinal de Alzheimer
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4752
post-template-default,single,single-post,postid-4752,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Depressão pode ser sinal de Alzheimer

Depressão pode ser sinal de Alzheimer

Sofre de depressão e ansiedade? Então melhor tomar cuidado com o Alzheimer. Segundo um estudo publicado pelo periódico Neurology, pessoas que desenvolvem Alzheimer e não possuem problemas de memória têm o dobro de probabilidade de apresentar alterações comportamentais antes da doença se manifestar.

“Estudos já mostraram que 90% das pessoas com Alzheimer tiveram mudanças comportamentais ou psicológicas, como depressão, ansiedade e agitação. Nossa pesquisa sugere que essas alterações começam antes do indivíduo ter uma demência diagnosticável”, explica Catherine M. Roe, coautora do estudo, membro da Academia Americana de Neurologia e pesquisadora da Universidade School of Medicine, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram por sete anos dados de 2.416 pacientes a partir de 50 anos sem problemas cognitivos. Durante o estudo, 1.218 desenvolveram Alzheimer. Antes de manifestar a doença, 30% deles apresentaram mudanças de comportamento e humor, como apatia, alterações do apetite, irritabilidade e depressão, ante 15% dos que não tiveram a doença.

A relação exata entre Alzheimer e as mudanças comportamentais, no entanto, ainda precisa de mais estudos para ser desvendada, segundo Catherine. “Nós ainda não sabemos se a depressão é uma resposta ao processo psicológico do Alzheimer ou resultado de outras mudanças cerebrais. Mais pesquisas são necessárias para identificar a relação entre essas duas condições”, diz a pesquisadora.

Fonte: Veja/Site

Nenhum comentário

Deixe um comentário