CRF/PA se posiciona contrário ao estágio e ensino à distância — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
15556
post-template-default,single,single-post,postid-15556,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

CRF/PA se posiciona contrário ao estágio e ensino à distância

Foi prorrogada até o dia 31 de dezembro de 2020 a autorização para ensino à distância do ensino superior, incluindo a realização de estágios à distância durante a pandemia de Covid-19. A decisão do Ministério da Educação (MEC) vai contra o posicionamento do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS), do Conselho Nacional de Saúde e do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) que recomenda o ensino presencial em cursos da área da saúde.

 

A portaria, publicada no Diário Oficial da União no dia 17.06, autoriza a substituição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, além de responsabilizar as instituições da definição dos componentes curriculares que serão substituídos.

 

O Conselho Regional de Farmácia do Pará é veementemente contrário ao Ensino e estágio à Distância para os cursos da saúde, pois acredita que as aulas presenciais e práticas são substanciais na formação dos profissionais que têm como principal função cuidar e preservar a vida humana. A formação em saúde não pode, de forma alguma, ser dissociada do trabalho em saúde.

 

A prática EaD em saúde não integra a teoria e prática, além de não desenvolver habilidades que o profissional só constrói no contato direto entre os seres humanos. O CRF/PA repudia a portaria do Ministério da Educação e o ensino EaD para os cursos da área da saúde por acreditar que a responsabilidade de um ensino presencial significa respeito à formação profissional e, acima de tudo, segurança para a população.

Nenhum comentário

Deixe um comentário