CRF/PA se posiciona contrário ao estágio e ensino à distância — CRF-PA

CRF/PA se posiciona contrário ao estágio e ensino à distância

Foi prorrogada até o dia 31 de dezembro de 2020 a autorização para ensino à distância do ensino superior, incluindo a realização de estágios à distância durante a pandemia de Covid-19. A decisão do Ministério da Educação (MEC) vai contra o posicionamento do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS), do Conselho Nacional de Saúde e do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) que recomenda o ensino presencial em cursos da área da saúde.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União no dia 17.06, autoriza a substituição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, além de responsabilizar as instituições da definição dos componentes curriculares que serão substituídos.

O Conselho Regional de Farmácia do Pará é veementemente contrário ao Ensino e estágio à Distância para os cursos da saúde, pois acredita que as aulas presenciais e práticas são substanciais na formação dos profissionais que têm como principal função cuidar e preservar a vida humana. A formação em saúde não pode, de forma alguma, ser dissociada do trabalho em saúde.

A prática EaD em saúde não integra a teoria e prática, além de não desenvolver habilidades que o profissional só constrói no contato direto entre os seres humanos. O CRF/PA repudia a portaria do Ministério da Educação e o ensino EaD para os cursos da área da saúde por acreditar que a responsabilidade de um ensino presencial significa respeito à formação profissional e, acima de tudo, segurança para a população.