08 ago CRF/PA realiza fiscalização no Hospital Ophir Loyola
Atendendo a denúncias, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/PA), em parceria com a Vigilância Sanitária de Belém, realizou na manhã do dia 07.08, uma visita técnica ao Hospital Ophir Loyola (HOL), onde foram apontadas irregularidades relacionadas ao quadro de farmacêuticos, ao ambiente de trabalho e também às condições insalubres que estes profissionais estão submetidos, com a manipulação inadequada de medicamentos quimioterápicos, fatos que já haviam sido denunciados em 2011.
A visita foi baseada em um diagnóstico situacional já realizado em 2011, onde foi realizada uma inspeção que identificou inconformidades junto ao HOL e, desde então, o Conselho junto à fiscalização não identificou nenhuma evolução nas estruturas funcional e sanitária.
De acordo com o fiscal do CRF/PA, o Dr. Alexandre Pinheiro, a manipulação inadequada dos medicamentos quimioterápicos traz grande risco à saúde do profissional farmacêutico. Durante a visita, identificamos vários agravantes junto ao HOL, entre eles um déficit de pelo menos 15 farmacêuticos no quadro de pessoal do hospital, além das condições perigosas que estes profissionais são submetidos na hora de manipular os quimioterápicos, o que pode causar grande risco à saúde deles, ao meio ambiente e também ao paciente, já que se trata de medicamentos utilizados no combate ao câncer, afirmou.
Diante das infrações identificadas, o CRF/PA irá gerar um relatório e encaminhar ao Ministério Público para que seja feita uma possível interdição do serviço de manipulação dos medicamentos quimioterápicos do HOL, já que não está sendo feito um controle rígido desse tipo de insumo.
07 de agosto de 2014
Assessoria de Comunicação
Conselho Regional de Farmácia Pará (CRF/PA)
Nenhum comentário