CRF-PA realiza fiscalização em Salinópolis — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
14225
post-template-default,single,single-post,postid-14225,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

CRF-PA realiza fiscalização em Salinópolis

CRF-PA realiza fiscalização em Salinópolis

Na manhã desta sexta-feira, 21.02, a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Pará, em conjunto com o Departamento de Vigilância Sanitária de Salinópolis fizeram uma operação em mercados e supermercados da região.

No total, 8 estabelecimentos comerciais não farmacêuticos foram fiscalizados, tendo 3 autos lavrados pelo CRF/PA. Na ocasião, aproximadamente 10kg de medicamentos vendidos de maneira irregular foram apreendidos pela Devisa.

De acordo com a vice-presidente do CRF-PA, Dra. Cynthia Pires, a ação realizada em Salinas representou mais do que uma simples fiscalização, “representou a garantia do direito do usuário em adquirir seu medicamento dispondo da orientação do profissional farmacêutico capacitado para garantir a sua segurança. Ressalto que as farmácias são estabelecimentos de saúde e não meramente estabelecimentos comerciais”, explica.

O CRF-PA reafirma que o uso inadequado de medicamentos é um dos maiores fatores de intoxicação e envenenamento, representando um grande risco a segurança do paciente. Diante disso, ressalta-se que nenhum interesse econômico e financeiro pode se sobrepor a segurança do paciente e sua necessidade assistencial. A Lei 13.021/14 mudou o conceito de farmácia no Brasil e reiterou a importância da responsabilidade técnica do farmacêutico, e isso representa uma conquista para a sociedade e a garantia de segurança durante a terapia medicamentosa.

Essa é uma parcela dos resultados de uma fiscalização sempre atuante em todo o estado do Pará, com parcerias firmes e em favor tanto do profissional quanto da sociedade!

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário