CRF/PA realiza Farmacêutico Pai D’Égua na sede e seccionais — CRF-PA

CRF/PA realiza Farmacêutico Pai D’Égua na sede e seccionais

No último sábado, 03.10, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) realizou mais uma edição do Farmacêutico Pai D’Égua, ação que possui como objetivo principal conscientizar a população paraense sobre a problemática do descarte incorreto de medicamentos. O evento aconteceu simultaneamente na Sede, localizada em Belém e nas Seccionais, localizadas em Castanhal, Marabá, Santarém e Redenção.

Em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus e as medidas de isolamento social estabelecidas por ela, a ação tornou-se ainda mais necessária em razão do aumento de pessoas estocando remédios em casa. Por este motivo, o Farmacêutico Pai D’Égua se reinventou e trouxe um novo formato: funcionou em formato drive-thru, as pessoas passaram de carro ou apenas trocavam seus medicamentos pelos brindes exclusivos da ação.

O Farmacêutico Pai D’Égua também foi até alguns condomínios das cidades com a ajuda de seus voluntários, facilitando o recolhimento de medicamentos vencidos e/ou em desuso, o que evitou aglomerações e aproximou, ainda mais, os paraenses da ação reconhecida nacionalmente. E pelo segundo ano consecutivo o CRF contou com a parceria do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) que disponibilizou testes de diagnóstico de Covid-19 para a população e farmacêuticos.

Mais uma vez, a ação foi um grande sucesso de público, para o Presidente do CRF/PA Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa a ação se tornou essencial “O Farmacêutico Pai D’Égua não poderia deixar de acontecer, os farmacêuticos e a população esperam por ele, nossa ação é uma forma de conscientizar não só sobre o descarte correto de medicamentos, mas sobre a automedicação. Agradeço a todos os nossos voluntários pela participação e acima de tudo, pela sociedade que sempre recebe o Pai D’Égua de braços abertos”, concluiu.

O Farmacêutico Pai D’Égua recolheu cerca de 380 kg de medicamentos em Belém e no interior. Essa foi mais uma edição de sucesso da ação do CRF/PA que foi responsável pela implementação de diversas leis sobre o descarte correto de medicamentos em todo o Pará!

1comentário
  • Avatar
    Fabiana Cabral Tavares dos Santos
    Posted at 16:21h, 05 outubro Responder

Excelente iniciativa do nosso CRF. É um evento em que todos saem ganhando…. um momento único de reafirmação da importância do Profissional Farmacêutico.