12 jun CRF/PA participa de Congresso de Educação Farmacêutica na Bahia
Entre 10 e 12 de junho, representantes do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) estiveram presentes no Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (COBEF), realizado em Salvador, na Bahia. O evento foi organizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), e teve como tema principal a Educação Farmacêutica: desafios e caminhos na arte de formar para transformar, além de outros temáticas abordadas em eventos realizados paralelamente.
O encontro contou com a presença de estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país que puderam debater e trocar experiências relacionadas ao âmbito do ensino farmacêutico. Na ocasião, representando o CRF/PA, estiverem presentes também o vice-presidente da autarquia, Dr. Randolfo Coelho, e membros da Comissão de Ensino Farmacêutico da autarquia, os Drs. José Ricardo Vieira e Eduardo Arruda, representante da ABEF no Pará, que avaliaram o evento de maneira muito positiva; além de Luiz Roberto Liza Cury, representante do Ministério da Educação, que reconheceu a importância da iniciativa.
Durante discurso de abertura, o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, citou os principais motivos que ocasionaram a criação da ABEF – resultado de uma união entre duas entidades que representavam o segmento – e destacou a importância da entidade no processo de fortalecimento da formação e da profissão farmacêutica no país. “Precisamos nos abster das vaidades, descer dos pedestais e nos unir. Precisamos ter lucidez, serenidade e clareza de pensamento para que, assim, possamos buscar o rumo certo daquilo que buscamos, e evitar com que nos percamos no meio do caminho”, estimulou.
O vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Coelho, avaliou o Congresso de Educação Farmacêutica acredita que o evento foi extremamente produtivo na esfera do ensino da profissão farmacêutica e destacou a necessidade de frequentes revisões na grade curricular dos cursos de farmácia na perspectiva de preparar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho. “As temáticas discutidas no Congresso foram muito positivas, pois caracterizam a profissão farmacêutica como dinâmica, já que existe essa responsabilidade do CFF em rever periodicamente a grade curricular dos cursos de farmácia no país. Isso tudo na perspectiva de levar ao mercado de trabalho farmacêuticos capacitados e também considerando que a população exige e precisa de profissionais cada vez mais qualificados”, disse.
ASCOM CRF/PA, com informações do CFF
Nenhum comentário