CRF/PA adota medidas de combate e prevenção ao COVID-19. — CRF-PA

CRF/PA adota medidas de combate e prevenção ao COVID-19.

Frente ao atual panorama de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (COVID-19) e considerando que o CRF/PA é um conselho profissional que zela pela profissão a serviço da sociedade, uma série de medidas e ações vem sendo tomadas em diversas frentes, a fim de coibir a proliferação, informar e colaborar na prevenção.

Ainda em fevereiro, o CRF/PA lançou um informativo aos profissionais farmacêuticos com as primeiras informações que se tinha da doença. A partir de então e com o primeiro caso confirmado no país, a Câmara Técnica de Análises Clínicas e Laboratoriais do CRF/PA elaborou um guia de bolso sobre o coronavírus, um material técnico-científico voltado ao farmacêutico e demais profissionais da saúde com todas as informações necessárias sobre o vírus e a doença, para que o profissional tenha acesso rápido e esteja preparado para assistir a população.

O guia, que faz parte do projeto Decola Farmacêutico, foi lançado na última sexta-feira, 13.03, no Belém Hall, e está disponível na sede e seccionais do CRF/PA, bem como no site do CRF/PA para download.

Na semana seguinte, foi enviado ofício aos proprietários de farmácias (16.03) solicitando a adoção de medidas protetoras em seus estabelecimentos para os funcionários e ofício aos farmacêuticos (17.03) acerca dos cuidados que devem tomar na hora do atendimento à população, para se proteger e proteger o próximo.

No dia 18.03, ocorreu uma reunião na sede do CRF/PA com os coordenadores das redes de farmácia e com o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Farmácias (Sincofarma) para deliberar sobre as medidas de proteção ao farmacêutico e à população, o abastecimento de equipamentos de proteção e prevenção (álcool em gel, luvas, máscaras, etc.), bem como sobre o preço desses produtos que tiveram um aumento desproporcional em alguns estabelecimentos.

Os presentes asseguraram o CRF/PA na questão do abastecimento e na aplicação de um preço justo à população, entendendo que o momento de calamidade exige um trabalho solidário e conjunto de todos nós, sem abertura para oportunismo.

Administrativamente, o CRF/PA suspendeu toda a sua agenda de atividade externa pelos próximos 30 dias ou até que se estabilize a situação, reuniu com os funcionários para orienta-los perante o atendimento, adotou medidas protetivas internas e incentiva os farmacêuticos a utilizarem dos serviços online para solução de problemas.

No dia 20.03, o CRF/PA encaminhou ofício a todas as Secretarias Municipais de Saúde de todo o estado, para que forneçam aos farmacêuticos das redes públicas todo o material necessário para sua segurança, como equipamentos de proteção individual (a exemplo de máscaras específicas PFF2 e álcool em gel).

Hoje, 23.03, foi enviado ofício ao Ministério Público Federal para que fiscalize o cumprimento do fornecimento aos farmacêuticos e todos os funcionários todo o material necessário para sua segurança, como equipamentos de proteção individual (a exemplo de máscaras específicas PFF2, álcool em gel, luvas), além de reiterar o ofício aos proprietários.

Além disso, as redes sociais do CRF/PA estão sendo fontes de campanhas e informações, tanto para o farmacêutico quanto para a sociedade, uma vez que muitas FakeNews tem se disseminado, torna-se papel do CRF/PA produzir conteúdo verídico e de qualidade para todos!

O CRF/PA manterá todos informados sobre os próximos passos nessa luta que é de todos!

Acesse nossa aba de Arquivos e tenha acesso a todos os documentos encaminhados: https://crfpara.org.br/downloads/