Comunicado Oficial sobre abono salarial da prefeitura de Belém — CRF-PA

Comunicado Oficial sobre abono salarial da prefeitura de Belém

O Conselho Regional de Farmácia do Pará informa que enviou duas vezes ofício à Prefeitura de Belém, solicitando esclarecimentos acerca dos critérios utilizados para concessão de abono de 30% aos profissionais da área da saúde, em decorrência da pandemia.

Infelizmente, até a presente data não tivemos uma resposta concreta, além de termos sido surpreendidos com a publicação da Portaria Nº. 473/2020 – SESMA/PMB, DE 16 DE JUNHO DE 2020, que autoriza o abono de 30% a diversos profissionais da saúde, ignorando completamente os farmacêuticos.

O CRF/PA entende isso como um desrespeito aos profissionais que em nenhum momento pararam suas atividades, estão diariamente expostos aos riscos para atender a população, dispensar medicamentos e salvar vidas. Não entendemos o que difere o farmacêutico das demais profissões contempladas no abono.

Foi enviado novo ofício solicitando que seja incluído o abono ao profissional farmacêutico no prazo de 48hrs, caso contrário, o CRF/PA adotará medidas judiciais para garantir ao farmacêutico do município o mesmo respeito e benefícios destinados às demais profissões da saúde.