CRF-PA | Centro de Saúde Escola da Uepa oferece de graça vacina contra o HPV
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
5189
post-template-default,single,single-post,postid-5189,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Centro de Saúde Escola da Uepa oferece de graça vacina contra o HPV

Centro de Saúde Escola da Uepa oferece de graça vacina contra o HPV

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Saúde Escola (CSE), começou neste mês de setembro com uma novidade no calendário da instituição: a vacina contra o vírus do papiloma humano (VPH), ou HPV, do inglês human papiloma vírus, está disponível gratuitamente durante o ano todo para as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

As meninas que tomaram a primeira dose na campanha do mês de março já podem se dirigir ao CSE para tomar a segunda. Quem não tinha completado a idade necessária na época também pode se vacinar pela primeira vez. Segundo a coordenadora da sala de vacina do centro, Lúcia de Fátima Trindade, os responsáveis pelas adolescentes devem levar as meninas para tomar a segunda aplicação da vacina. “Elas não podem deixar de tomar esta segunda etapa, pois é muito importante fazer todo o esquema vacinal para que a imunização seja completa e satisfatória”, diz.

Basta apresentar a carteira de identidade e o cartão de vacina para ser imunizado. A ideia da campanha é prevenir as meninas antes que tenham contato com o vírus, para que a eficiência seja maior, e garantir a proteção contra o HPV. A terceira aplicação deve ser feita daqui a cinco anos, para que o esquema vacinal seja concluído.

A vacinação da primeira dose foi feita nas escolas públicas e privadas e nas salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde e das Estratégias Saúde da Família – nestes dois locais estão sendo aplicadas a segunda e terceira doses. Na Uepa, os profissionais do CSE foram capacitados para lidar com todas as 26 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a do HPV.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST). Estima-se que 80% da população já entraram, em algum momento, em contato com o vírus. Este é um dos principais causadores de câncer do colo do útero e, por isso, a prevenção é a melhor alternativa para combater a doença. Os dados são preocupantes, segundo o Ministério da Saúde. Somente no ano de 2013, no Brasil, foram detectados 17 mil novos casos e deste total, cinco mil mulheres morreram em função da doença.

O Centro de Saúde Escola (Avenida Rômulo Maiorana, 2.558, Marco) é ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/ campus II da Uepa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A sala de vacinas funciona de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia e de 13h30 às 17h. Telefones: (91) 3246-9911 e 3228-0510.

Fonte: UEPA

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário