05 nov Capacitação apresenta ferramentas de sistema de indicadores de saúde
Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participam, até sexta-feira, 08, na Escola de Governo do Pará (EGPA), de um treinamento para a operacionalização do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Indicadores Estaduais de Saúde, que tem a finalidade de avaliar as ações e metas de vários segmentos, como vigilância sanitária, saúde da mulher e do homem, DST/Aids, entre outros. A capacitação é destinada aos coordenadores de departamentos, diretores de Unidades e de hospitais vinculados à Sespa.
Promovido pelo colegiado gestor da Sespa, o treinamento é ministrado pelo Instituto Publix, uma organização com sede em Brasília, que presta consultoria, agregando geração de aprendizado para resultados, pesquisa, educação e publicações. O Instituto desenvolve para a Sespa, um projeto que tem como objetivo a construção de um modelo de gestão para resultados.
O consultor do Instituto Publix, Pedro César, explicou que o projeto visa desenvolver a sistemática de monitoramento e avaliação para facilitar o lançamento de informações e mostrar o desempenho das áreas, e assim, gerar os melhores resultados para a tomada de decisão da Secretaria.
O sistema busca alcançar a parte executora das atividades das metas de gestão estipuladas pelo planejamento da Sespa. Estes profissionais poderão inserir os resultados de suas ações dentro do sistema. Isso vai possibilitar melhor comunicação e troca de informações sobre os indicadores de saúde, nas áreas importantes da Secretaria, completou.
Durante o treinamento, os participantes aprendem na prática a alimentar o sistema com os indicadores já existentes até o 2° quadrimestre deste ano. O monitoramento do novo sistema estará sob a responsabilidade do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan), da Secretaria. Segundo a cogestora da Sespa, Maridalva Pantoja, a iniciativa é um avanço na padronização e acompanhamento dos indicadores de saúde do Pará.
Esta nova ferramenta será de fundamental importância para a consolidação dos indicadores e relatório das ações desenvolvidas em prol da saúde nos diversos setores da Secretaria. O sistema vai facilitar o acompanhamento mensal das metas e dos indicadores de saúde no Estado, concluiu.
Fonte: SESPA
Nenhum comentário