CRF-PA | Anvisa registra teste rápido para detectar zika

Anvisa registra teste rápido para detectar zika

A Anvisa concedeu hoje registro a um teste rápido para detecção do virus da Zika. Trata-se de um produto especialmente voltado para triagem instantânea de pacientes. De acordo com o fabricante o resultado pode ser conhecido entre 15 e 20 minutos após a aplicação. Ele detecta anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue. Os anticorpos IgG permitem o diagnóstico pós-infecção e os do tidpo IgM permitem a identificação da fase aguda da infecção.

Este é o quarto produto aprovado pela Anvisa para o diagnóstico da Zika e o terceiro capaz de identificar se o paciente teve a doença mesmo após a eliminação do vírus, pois faz a detecção por meio da presença de anticorpos.

O produto fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics INC. utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados e revelados por meio de uma reação que promove a formação de uma banda em cor vermelha para cada um dos anticorpos presentes.

O teste está publicado no Diário Oficial por meio da Resolução RE nº 372.

Fonte: Anvisa