19 set Anti-inflamatórios na “Entrevista Farmacêutica”
Os anti-inflamatórios, sempre, estiveram no centro das atenções dos farmacêuticos. Os profissionais alertam a população para os perigos do uso indiscriminado desses medicamentos e para a necessidade de eles serem consumidos sob cuidados especiais e seguindo criteriosamente as suas orientações ou de um profissional da saúde. Isto, porque os anti-inflamatórios podem interagir, de forma indesejável, com outros medicamentos, desencadeando problema para a saúde, principalmente, se o paciente fizer uso contínuo de outros produtos.
Um processo inflamatório, por exemplo, exige um anti-inflamatório com apresentação específica. Quando um paciente usa um desses medicamentos, por própria, ou seja, sem prescrição médica e sem orientação farmacêutica, a sua forma farmacêutica não é levada em conta, o que representa um risco à sua saúde. As formas farmacêuticas provocam diferentes respostas terapêuticas, o que significa dizer que o usuário pode estar tomando o medicamento inadequado e, muitas vezes, por tempo igualmente inadequado e, por conseguinte, não fazer efeito, ou mascarar uma doença. Este é um dos alertas feitos pelo farmacêutico DR. JAIRO SOTERO NOGUEIRA DE SOUZA.
Ele é o nosso convidado para falar sobre anti-inflamatórios na Entrevista Farmacêutica que vai ao ar, nesta quarta-feira (21.09.16), com início às 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela Agência Radioweb.
DR. JAIRO SOTERO é farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especializou-se em Farmácia Hospitalar e cursa o mestrado em Tecnologia Farmacêutica pela mesma instituição de ensino. DR. JAIRO SOTERO atua como professor de Tecnologia Farmacêutica do curso de Farmácia da UFRN. Também, é conselheiro federal de Farmácia (suplente) pelo seu Estado e integra a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia.
A Entrevista Farmacêutica é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”, com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.
CLIQUE AQUI E OUÇA A ENTREVISTA FARMACÊUTICA AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em ouvir.
Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacêutica.
Fonte: CFF
Nenhum comentário