04 mar Veneno de aranha pode ter elementos químicos para analgésico
LONDRES – Cientistas que analisaram inúmeros produtos químicos no veneno da aranha dizem ter identificado sete compostos que bloqueiam um passo fundamental na capacidade do corpo humano de enviar sinais de dor ao cérebro.
Na pesquisa, que poderia conduzir a uma nova classe de analgésicos potentes, segundo os cientistas, eles se concentraram em 206 espécies de aranha e procuraram moléculas no veneno que bloqueiem a atividade dos nervos, especialmente através dos chamados “canais Nav1.7”.
Especialistas estimam que pelo menos uma em cada cinco pessoas no mundo sofre de dor crônica, e os tratamentos existentes muitas vezes não conseguem dar alívio suficiente ou em longo prazo. O fardo econômico da dor também é enorme.
Somente nos Estados Unidos a estimativa é que a dor crônica custe 600 bilhões de dólares por ano.
As pessoas sentem dor em uma parte do seu corpo quando os nervos da zona afetada enviam sinais para o cérebro através do chamado caminho da dor, e essa é a via que os cientistas procuram bloquear na sua busca de potenciais novos medicamentos para a dor.
“Um composto que bloqueia os canais Nav1.7 é de particular interesse”, disse Glenn King, que liderou o estudo na Universidade de Queensland, da Austrália.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário