CRF-PA | Trabalhos sobre parasitas dão Nobel de Medicina a trio
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4026
post-template-default,single,single-post,postid-4026,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Trabalhos sobre parasitas dão Nobel de Medicina a trio

Trabalhos sobre parasitas dão Nobel de Medicina a trio

O irlandês William Campbell, o japonês Satoshi Omura e a chinesa Youyou Tu venceram o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015 por seus trabalhos sobre infecções causadas por parasitas, que deram origem a novos tratamentos contra doenças como malária e elefantíase. O resultado foi anunciado ontem pelo Instituto Karolinska, na Suécia, responsável pelo prêmio.

De acordo com o comitê do Nobel, as pesquisas premiadas beneficiam 3,4 bilhões de pessoas que vivem em regiões onde a população está suscetível a essas doenças parasitárias.Campbelle Omura foram premiados por sua descoberta de um tratamento contra infecções causadas por vermes nematoides e Youyou Tu pela descoberta de um medicamento mais eficaz contra a malária.“Os laureados do Nobel deste ano desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das doenças parasitárias mais devastadoras”, declarou o comitê do Nobel, em comunicado.

Aos 85 anos, Campbell é pesquisador emérito da Universidade Drew, em New Jersey, nos Estados Unidos. Omura, de 80, é professor emérito da Universidade Kitasato, no Japão. Youyou Tu, de 84 anos, é professora-chefe da Academia Chinesa de Medicina Tradicional.

Campbell e Omura descobriram um medicamento, a avermectina, cujos derivados diminuíram radicalmente a prevalência da oncocercose – doença também conhecida como “cegueira dos rios”, causada pelo verme Onchocerca volvulus – e da filariose linfática, que tem a elefantíase entre seus sintomas, causada por vermes do gênero Filarioidea.

De acordo com o júri, a ivermectina– derivada da avermectina – é hoje usada em todas as partes do mundo e tem “importância incomensurável, por aprimorar a saúde e o bem-estar de milhões de indivíduos com cegueira dos rios e filariose linfática, principalmente nas regiões mais pobres do mundo”.

O tratamento é tão eficaz que essas doenças estão à beira da erradicação, segundo o comitê.

Malária 

Youyou Tu descobriu um tratamento eficaz contra a malária, graças ao extrato da planta artemísia (Artemisia annua). “A substância ativa da planta, a artemisinina, é o tratamento mais eficaz hoje existente contra a malária, que atinge quase 200 milhões de pessoas por ano, matando mais de 500 mil, principalmente crianças africanas”, segundo o comitê. “Quando usada em terapias combinadas, reduz a mortalidade da malária em mais de 20% na população em geral e em mais de 30% entre crianças. Só na África, isso significa mais de 100 mil vidas salvas a cada ano”, diz o comunicado.

Os vencedores receberão 8 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 960 mil. Metade do prêmio vai para Campbell e Omura e a outra metade, para Youyou Tu. Além disso, cada um dos laureados receberá um diploma e uma medalha de ouro em cerimônia no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.