23 set Sespa realizará capacitação em Doença de Chagas no hospital Barros Barreto
Com o objetivo de atualizar profissionais de saúde para o atendimento de pacientes com doença de Chagas, a Coordenação Estadual de Doenças de Chagas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará, nos dias 27 e 28 de setembro, uma capacitação direcionada a profissionais de nível superior e médio do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).
A atividade será semelhante à capacitação ministrada aos médicos do hospital, ocorrida no final de agosto, em seguimento ao apoio da Sespa à estruturação do Ambulatório de doença de Chagas no HUJBB. “Nesta capacitação estarão envolvidos os enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e atendentes, visando o entendimento do fluxo de assistência do paciente chagásico no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a coordenadora estadual de Doença de Chagas, Elenild Góes.
No período do curso, os participantes discutirão tópicos sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e a epidemiologia da doença de Chagas no Pará e Brasil. Os profissionais também debaterão sobre o vetor triatomíneo (barbeiro), os casos clínicos e aspectos cardiológicos dos pacientes com nível crônico e agudo.
Segundo Elenild Góes, coordenadora estadual de Doença de Chagas, quando evolui para o estágio agudo, a doença pode comprometer muitos órgãos, principalmente o coração o mais lesado e o aparelho digestivo. Na sequência da atividade, no dia 29, haverá também a implantação oficial do Programa Interdisciplinar de doença de Chagas do hospital, com a entrega de uma impressora a laser e um notebook pela Coordenação Estadual de doença de Chagas.
Em Belém, o Barros Barreto e Hospital de Clinicas Gaspar Viana são considerados referência no tratamento da doença. Para reforçar o atendimento nestas instituições, a Sespa distribuiu aparelhos de Holter e eletrocardiogramas, que fazem exames primordiais no tratamento de pacientes com Chagas.
De acordo com dados da Coordenação Estadual de Doenças de Chagas, em 2010 foram registrados 77 casos da doença e 30 em 2011 em todo Pará. Belém e Ananindeua são as cidades com maior incidência, sendo Ananindeua com 5 casos e a capital com 7.
É válido salientar que 46 médicos e residentes do HUJBB já foram capacitados em doença de Chagas nos dias 29, 30 e 31 de agosto, e no período de 12 a 16 de setembro aproximadamente 11 servidores do Laboratório foram capacitados para o diagnóstico parasitológico direto
Fonte: Sespa
Nenhum comentário