02 mar Sespa capacita profissionais para dispensação de medicamentos especializados
Profissionais de saúde que trabalham diretamente na dispensação de medicamentos especializados, reuniram-se terça-feira (28) e quarta (29), na Escola de Governo do Pará (EGPA), para uma capacitação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.
O treinamento, ministrado pelos consultores técnicos do Ministério da Saúde, Racham Hamedt e Heber Dobis Bernarde, contou com a participação de 80 profissionais sendo, médicos, enfermeiros e outros que atuam no seguimento.
O Hórus foi desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Recife, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O objetivo é contribuir para a qualificação da gestão em assistência farmacêutica nas três esferas de governo e, com isso, promover melhor atendimento à população e o consequente aumento de resolutividade das ações de saúde.
O sistema é configurado para gerenciar e reunir as informações de três componentes da assistência farmacêutica: o básico, que possibilita o registro do fluxo de medicamento e insumos em toda rede de saúde municipal; o especializado, que registra o fluxo de medicamentos em todo o Estado; e o estratégico, que permite a execução e o acompanhamento das ações de gestão da assistência farmacêutica, cujo financiamento e abastecimento são de responsabilidade da esfera federal. Os componentes básico e estratégico já foram implantados no Pará, desde setembro do ano passado.
Segundo a gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado, Orniuse Bezerra, a informatização da dispensação dos medicamentos especializados vai auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações da assistência farmacêutica, além de qualificar e ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais. Ela disse que o componente especializado envolve medicamentos de alto custo para tratamento de doenças específicas.
O sistema nesta área vai possibilitar o controle eficiente dos recursos financeiros investidos no processo de aquisição e distribuição destes medicamentos no Estado. Além de melhorar o controle no estoque e reduzir as perdas e as interrupções no fornecimento. Isso significa melhoria de acesso da população a estes serviços, destacou.
Segundo o consultor técnico do Ministério da Saúde, Heber Dobis Bernarde, o sistema especializado traz para o Estado, a garantia de organização e da execução efetiva da assistência farmacêutica. O sistema visa melhorar o fluxo de distribuição e controle, além de otimizar o processo de recursos financeiros. O objetivo é garantir a qualificação do atendimento ao paciente, afirmou.
O sistema será implementado em 18 unidades dispensadoras do Estado. A implantação inicia nesta quinta-feira (1) e segue até o dia 9 deste mês.
Fonte: Sespa
Nenhum comentário