10 jun Servidores da Saúde protestam na Sespa
Vários trabalhadores da área da saúde de hospitais estaduais e unidades regionais de saúde realizam um protesto, na manhã desta sexta-feira (10), em Belém. Os trabalhadores realizam um ato público em frente à Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) para reivindicar a equiparação salarial no mesmo valor pago aos médicos e hospitais e unidades de saúde do Estado, bem como, o pagamento da GDI (Gratificação de Desempenho Institucional). Os profissionais, como enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, entre outros, prometem entrar em greve caso não consigam negociar com o Governo. Por causa do protesto, o trânsito está parado na Avenida Conselheiro Furtado.
De acordo com Antônia Trindade, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, hoje, os demais profissionais da saúde ganham por plantão em média R$ 293 desde 2006. Valor injusto, segundo ela, pois os profissionais têm a mesma carga horária dos médicos e realizam vários procedimentos importantes. ’Queremos a equiparação dos salários. Por que só os médicos podem ganhar mil reais por plantão? Isso é injusto, o Governo está desvalorizando estes profissionais’, desabafou Antônia.
Entre as demais reivindicações das categorias estão a criação de um Plano de Cargos Carreiras e Salários; instalação de uma mesa estadual de negociação com o Sistema Único de Saúde e retomada das negociações com a Sespa.
O Portal ORM já entrou em contato com a Sespa e aguarda um posicionamento do órgão.
Fonte: Portal ORM
Nenhum comentário