CRF-PA | Secti e Sespa criam projeto para produção de medicamentos para o SUS
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7693
post-template-default,single,single-post,postid-7693,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Secti e Sespa criam projeto para produção de medicamentos para o SUS

Secti e Sespa criam projeto para produção de medicamentos para o SUS

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estabeleceram uma parceria para implantarem, no Estado do Pará, uma unidade para produção de medicamentos de interesse do Ministério da Saúde. Secti e Sespa criarão um comitê de trabalho para que o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) se converta numa empresa estatal destinada a atender às demandas farmoquímicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A instalação de uma unidade produtora de medicamentos no Estado abre perspectivas para a realização de contratos de alto valor com empresas farmacêuticas nacionais e multinacionais, para geração de emprego e transferência de tecnologia de alto nível”, ressalta Arruda. O Lacen é responsável pela prestação de serviços, tais como diagnósticos laboratoriais, controle de qualidade e análises técnicas. Com a ampliação, ele passaria a funcionar nos moldes do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e do Bahiafarma, referências em laboratórios públicos que atendem à população com medicamentos de qualidade e produzidos a um baixo custo.

“Estes laboratórios já estão consolidados em seus estados como modelos no desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos destinados às necessidades das políticas de saúde pública e, portanto, são a nossa inspiração”, destaca Alberto Arruda. Para consolidar o projeto, a Secti já recebeu o apoio do Ministério da Saúde e estuda a formação de parcerias público-privadas. O próximo passo é a definição, junto ao Ministério da Saúde, de quais serão os primeiros medicamentos a serem produzidos no estado.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.