06 fev PROTAGONISMO: FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFPA INAUGURA LABORATÓRIO, FORTALECENDO A INOVAÇÃO FARMACÊUTICA NA AMAZÔNIA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou, no dia 27 de janeiro, o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica e Cosmetologia, vinculado ao INCT-Probiam Pharmaceuticals Amazônia. O novo espaço tem como objetivo fortalecer a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na formulação de produtos farmacêuticos e cosméticos, com foco na bioeconomia amazônica.
Coordenado pela professora Marta Chagas Monteiro, em parceria com os professores Nélio Teixeira Machado e Emanuel Negrão Macedo, o laboratório integra ciência, setor produtivo e sociedade, reunindo pesquisadores de diferentes áreas e promovendo diálogo com as comunidades da região.
As pesquisas têm ênfase em nanotecnologia, ciência translacional, cosmetologia sustentável e no aproveitamento de ativos naturais e resíduos agroindustriais de frutos como açaí, cacau e pupunha, além do desenvolvimento de biofármacos e dermocosméticos de alta performance.
O laboratório ainda contará com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Farmácia, Engenharia Química, Biotecnologia, entre outros campos correlatos da saúde e tecnologia, além de envolver estudantes de graduação e pós-graduação.
E o destaque, também, é que o espaço está inserido em uma rede de pesquisa que mantém cooperações científicas com diversas instituições brasileiras, bem como com instituições da Espanha, dos Estados Unidos, da Alemanha e da Itália.
O CRF-PA parabeniza a UFPA e a sua Faculdade de Farmácia pela iniciativa, que destaca, fortalece a inovação farmacêutica, a formação profissional e o desenvolvimento científico na Amazônia.

Nenhum comentário