16 maio Portaria redefine competências do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos
Pouco tempo após o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no último dia 05.05, o setor farmacêutico vivenciou conquista considerável: o Ministério da Saúde estabeleceu e redefiniu algumas competências do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos. O comitê possui caráter consultivo e tem por finalidade orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde.
O CFF (Conselho Federal de Farmácia) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além das outras principais autoridades da saúde nacional, têm participação ativa no comitê – que visa identificar e propor estratégias e mecanismos de articulação, monitoramento e avaliação direcionados à promoção do uso racional de medicamentos, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de propor diretrizes e estratégias nacionais para a promoção do uso racional de medicamentos, em consonância com as políticas nacionais de medicamentos, de assistência farmacêutica e legislação.
Para obter mais informações sobre as redefinições do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, clique aqui.
Nenhum comentário