13 set Plenária do CFF é realizada durante o 6º Riopharma
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, no dia 08 de setembro, a sua 387ª Reunião Plenária, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro(RJ). A Plenária aconteceu, no Rio, a convite do Presidente do Conselho Regional de Farmácia daquele Estado (CRF-RJ), Paulo Oracy da Rocha, em razão da realização do 6º RioPharma Congresso de Ciências Farmacêuticas, no mesmo período. O evento contou com palestras, painéis e debates, entre os dias 08 e 10 de setembro, e teve como tema central a Segurança do Paciente: uma questão de todos e de cada um de nós. Além da Diretoria do CFF e Conselheiros Federais, esteve presente à Plenária o Presidente do CRF/RJ e Presidente da Comissão Organizadora do 6º RioPharma, Paulo Oracy da Rocha. Da pauta, constaram processos éticos e administrativos.
RIOPHARMA Às 18 horas, do dia 08 de setembro, foi realizada, no Centro de Convenções SulAmérica, a abertura do 6º Riopharma. Compuseram a Mesa de abertura o Presidente da Comissão Organizadora, Paulo Oracy da Rocha; o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos; a Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro, Maria Cristina Ferreira; a Presidente da Comissão Científica do 6º RioPharma, Tania Maria Lemos Mouço; a Superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Carolina Lazzarotto Silva, e o Deputado Federal Mauro Nazif (PSB / RO ).
Nazif foi convidado a participar do evento em razão de sua atividade em favor da categoria farmacêutica. Ele é o autor do Projeto de Lei que trata do piso salarial (PL nº 5.359/2009) e defende a aprovação do PLC 113/2005 (Projeto de Lei da Câmara, de autoria do Deputado José Carlos Coutinho- PFL-RJ) que trata da carga horária para farmacêuticos, ambos em tramitação no Congresso Nacional.
Em discurso, Nazif afirmou que a aprovação de Projetos de Lei, no Congresso, depende de pressão social. Tenho consciência de que é nosso dever levar saúde à população. Essa área integra 14 diferentes categorias, entre elas o médico e o farmacêutico, cada uma com suas especificidades e necessidades. Eventos como este servem para debater a Farmácia, mas servem também para mostrar que estamos unidos em favor da saúde e que, em nome dela, vamos pressionar a votação e aprovação dos projetos de lei em benefício da categoria farmacêutica, disse Nazif.
Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF, lembrou da importância do farmacêutico para a sociedade, e o quanto é preciso estar capacitado para atender à crescente demanda por serviços de saúde com qualidade. A saúde com qualidade para todo o povo brasileiro só será possível com a união de todas as categorias de profissionais que integram a área e com formação de qualidade a todas elas. Por isso, sempre faço questão de estar presente, participar e apoiar eventos que tenham como foco a capacitação do profissional, disse.
Souza Santos lembrou que o farmacêutico é primeiro profissional a ser procurado pela população a qualquer sintoma de doença. Então, estejamos tecnicamente preparados para atender a população, e que nunca nos falte o lado humano. Somos farmacêuticos, porque nossa missão é cuidar do ser humano. Já fiz uso dessa referência várias vezes, e vou continuar fazendo: Sou farmacêutico, porque gosto das pessoas, disse o poeta e farmacêutico Carlos Drummond de Andrade, completou o Presidente do CFF.
O evento contou com mesas-redondas, palestras, fóruns, conferências e cursos nos quais foram abordados temas relacionados às análises clínicas, farmácia, farmácia hospitalar, indústria, práticas integrativas e saúde pública. Além da apresentação de trabalhos científicos, em paralelo ao Congresso, foi realizada uma exposição de produtos e serviços relacionados às atividades farmacêuticas.
Fonte: CFF
Nenhum comentário