10 nov Pesquisas detectam formas de prevenir doenças neurológicas
Médicos poderão estar aptos a diagnosticar estágios iniciais de demência simplesmente analisando as formas como os pacientes andam. A notícia abre a possibilidade de tratamento preventivo antes que a doença se desenvolva plenamente. Um novo teste da Universidade de Essex, na Inglaterra, tem como objetivo identificar os portadores do mal, utilizando programas de rastreamento de movimento especializado.
Ao todo, mil pessoas foram recrutadas todas com idade superior a 55 anos. A intenção é descobrir se existem padrões nos tipos de mudanças físicas que ocorrem em pessoas que passam a desenvolver demência ou outras doenças neurológicas, como Mal de Parkinson e Alzheimer. Estudos anteriores mostraram que pacientes com Alzheimer abrandam, normalmente, a velocidade da caminhada.
Dessa vez, as pesquisas serão mais rigorosas. O objetivo do nosso estudo é olhar para as mudanças em marcha em mais detalhes. Nossos fisioterapeutas têm observado informalmente, por exemplo, que pacientes com demência muitas vezes reduzem os movimentos dos braços. Isso pode ser uma indicação da diminuição de velocidade na caminhada ou talvez de outro aspecto que ainda não constatamos. Se as hipóteses se confirmarem, os médicos poderão iniciar tratamentos e intervenções antes que a doença se manifeste.
Fonte: ORM News
Nenhum comentário